Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

CubeSat Design Team passa para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

inatel priceless brainAs três equipes inscritas na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites, formadas por alunos da instituição que integram o CubeSat Design Team, foram aprovadas para a 2ª fase da competição. No total, 19 equipes de Minas Gerais foram classificadas, tendo o Inatel conquistado a 5ª, a 12ª e a 15ª colocação.

Nesta primeira etapa, os estudantes tiveram que apresentar o planejamento do satélite. Na sequência, deverão construí-lo e posteriormente lançá-lo. O lançamento será realizado em etapas regionais e, os melhores satélites, serão lançados novamente em uma etapa nacional, na qual serão escolhidos os ganhadores.

Confira as equipes que se classificaram:

Priceless Brain (foto): formada pelos alunos João Pedro Dias Antiquera, Michele de Paula Melo e Felipe Lorenzo Sossai Silva Forza (Eng. de Telecomunicações) e Pedro Guimarães Vieira (Eng. de Software).
Proposta: Conectividade para IoT em áreas remotas baseada em nanossatélites

AlphaSat: formada pelos alunos Pedro Lucas Siqueira Paulino e Igor Augusto Magalhães Visotto (Eng. de Telecomunicações), Diego Anestor Coutinho (Eng. de Computação) e Maysa Freire dos Santos (Eng. de Controle e Automação).
Proposta: Mapeamento de radiação prejudicial em órbitas baixas

Solaris: formada pelos alunos Henrique Lopes Ferreira (Eng. de Telecomunicações), Tiago Morais Pereira (Eng. de Computação), Otávio Mesquita Dozza Carvalho e Guilherme Henrique Paiva Ferreira (Eng. de Controle e Automação).
Proposta: Mapeamento de Focos de Queimadas utilizando algoritmos de Inteligência Artificial

Para o aluno Felipe Forza, da equipe Priceless Brain, que conquistou a 5ª colocação, participar do time tem o ajudado no desenvolvimento estudantil e profissional. “Estar na segunda fase da OBSat é fruto de todo o esforço colocado no desenvolvimento do projeto. Agradeço a minha equipe e ao orientador que nos ajudou avançar nesta etapa."

Já Henrique Ferreira, da equipe Solaris, considera o avanço para a segunda etapa como uma vitória também para a instituição. “Tem sido uma experiência muito satisfatória participar da competição, desde as pesquisas até a criação de projeto. Com certeza é algo que agrega muito ao meu futuro como engenheiro.”

O CubeSat Design Team foi criado pela coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações, por meio do CS&I Lab, com o intuito de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O orientador responsável pelos trabalhos do grupo é o engenheiro Evandro César Vilas Boas.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800