Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Robotbulls em competição virtual de Futebol 2D, com partidas ao vivo

Futebol 2DNo dia 09 de outubro, inicia o Sétimo Torneio de Robótica da Ufes, o VII TRUFES, e o time de robótica do Inatel, Robotbulls, estará presente na Categoria Simulação de Futebol 2D, de forma remota, mas com a mesma emoção de sempre. Na sexta-feira, acontecerá o sorteio para as partidas e as boas-vindas aos participantes, porém as disputas seguem a partir de sábado (10) e, a grande final será na segunda-feira, dia 12, com expectativas de pódio para equipe do Inatel.

Esse torneio promovido pela Equipe Erus, da Universidade Federal do Espírito Santo, acontece todos os anos, geralmente de forma presencial, e envolve alunos do ensino médio e da graduação de vários estados. Mas, em 2020, assim como outros eventos desse segmento, a disputa foi reorganizada para utilização de robôs autônomos, controlados de forma remota pelos competidores.

De acordo com Maycol Teles Pereira, aluno do quarto período de Engenharia de Controle e Automação, a Simulação de Futebol 2D é disputada por duas inteligências artificias, que inicialmente são programadas pelos estudantes para controlarem de forma independente os robôs em uma simulação de um jogo de futebol. “A categoria do futebol 2D representa um grande desafio, porque ela se trata de programação de alto nível, envolvendo desde orientação a objetos, que é um conceito avançado de programação, até inteligência artificial e aprendizado de máquina. Em que o programa realmente aprende a jogar sozinho, ele entende o que tem que fazer e toma as melhores decisões” conta o estudante.

Já o aluno Fernando Mota Junior, que lidera a outra parte da equipe Robotbulls presente na disputa, afirma “a nossa preparação e rotina tem sido justamente testar novas ideias, com o foco em melhorar algumas funções básicas do ‘treinador’ do time e alguns comportamentos dos jogadores, como passe” ressalta o aluno de Engenharia de Software. E Fernando completa: “a expectativa da equipe é grande, apesar de não termos atingido os melhores resultados na última competição, temos uma tradição muito grande na Robotbulls, principalmente na modalidade de futebol 2D , e esperamos corresponder a ela”.


Para torcer e acompanhar os jogos, acesse o link:
https://www.youtube.com/channel/UCzxc8ddDCRoupHgillJfI_Q

CONHEÇA COMO É UMA PARTIDA DE SIMULAÇÃO DE FUTEBOL 2D:

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800