Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

De 23 a 25 de setembro acontece a Fetin Show

O maior evento anual do Inatel transformado para levar os projetos dos alunos ao alcance do mundo
A Fetin Show será ao vivo, das 14h às 21h, com transmissão no Youtube

Inatel Fetin 2020

Já são 39 anos de experiências estudantis que voam longe, tornam-se empresas, viram sociedades, criam engenheiros empreendedores. A tradicional Fetin é o maior evento anual do Inatel, que incentiva os alunos a inovarem e testarem suas ideias e os ensina como expor todo o seu potencial ao público em três dias de Feira. As edições anteriores chegaram a receber mais de 5 mil visitantes, mas o ano de 2020 apresentou um novo desafio aos futuros engenheiros e para a organização do evento, o isolamento social e a necessidade de continuar aprendendo com a mão-na-massa mesmo longe do campus.

Com o tema Tecnologia e Inovação, Unidas por um Novo Futuro, a edição deste ano acontece entes os dias 23 e 25 de setembro, com mudança no formato e nas ideias. "A Fetin foi transformada em um modelo digital, alinhada com toda a movimentação não só do Inatel, mas mundial para o enfrentamento dessa pandemia. Todo o esforço dos alunos e da equipe para fazer a Fetin acontecer mesmo em meio às aulas remotas é o grande diferencial deste ano!” ressalta o Professor Wanderson Eleutério Saldanha, Coordenador da Fetin.

O evento será 100% online e este ano serão selecionados 20 projetos para demonstração na Fetin Show. Haverá um canal aberto durante os três dias, com acesso às palestras, para interação e votação popular nos projetos. Também estão programados os campeonatos Telecom Challenge e Torneio de League of Legends. Além das finais da Programação 1.0 e Arduino Challenge, que nesta edição levou o tema dos famosos filmes Jurassic Park.

Serão inúmeros minicursos e palestras sobre os temas mais atuais para alinhar o público ao que acontece no mercado da tecnologia, com palestrantes de renome e de grandes empresas como, Alexis Canchola, organizador do All Japan Robot-Sumo Tournament; José Tibães da XP Investimentos; Priscila Apocalipse da Hearst Television e Arthur Spirandelli do Canal @arthurnofeed. E todos os dias com lives culturais para encerrar a programação, no Conexão Cultural, às 19h e às 21h.

Segundo Diego Henrique da Costa, coordenador do Arduino Challenge, este ano a experiência de organizar a competição foi bastante diferente. “Assim que o Covid-19 nos afastou das escolas e do Inatel tivemos que nos adaptar a um modelo remoto e quando falamos de uma competição de robótica, essa não é uma tarefa tão simples. O desafio era manter o mesmo engajamento dos participantes em relação ao modelo presencial, por isso entendemos que precisávamos nos reinventar, buscamos deixar o torneio ainda mais lúdico e ao mesmo tempo instigante, utilizamos plataformas de simulação e de videoconferência já existentes e desenvolvemos uma própria para a análise dos desafios propostos. E o resultado foi extremamente satisfatório. Os alunos se engajaram na resolução dos desafios e levaram as etapas classificatórias com muito comprometimento” enfatiza o organizador da competição.

O Arduino Challenge envolve este ano alunos de colégios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A grande final acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro e os finalistas continuam adquirindo conhecimentos técnicos após as etapas classificatórias.

Já na Maratona de Programação, as mudanças começaram pela adoção de uma nova linguagem de programação, o Python, a terceira mais utilizada no mundo. “Em toda a história do projeto, este foi o ano em que os feedbacks foram mais que fundamentais para se produzir um conteúdo que satisfizesse as necessidades dos alunos. São grandes as expectativas para a Maratona Anual de Programação do Inatel, a MAPI 2020. Algumas ferramentas garantiram a nossa interatividade com o público, que nos recebeu com entusiasmo apesar do distanciamento. A final é esperada com grande euforia! A tecnologia, mais uma vez, se mostrou eficaz e primordial no enfrentamento das adversidades” lembra o organizador do torneio, Marcelo Henrique Gonçalves.

Para torcer e acompanhar as finais dos torneios durante a Fetin Show

Telecom Challenge 
Final para a categoria grupos: 23.09.2020 das 14h às 18h. 
Fina para a categoria individual: 24.09.2020 das 14h às 18h.


Programação 1.0
25/setembro das 13h30 às 16h30



Arduíno Challenge
24/setembro: 14h às 17h30
25/setembro: 08h30 às 12h / 13h30 às 17h

Acesso para o dia 24/09: https://zoom.us/j/95270187265
Acesso para o dia 25/09: https://zoom.us/j/99529264500

Torneio de League of Legends
Dia 23/set: Fase de grupos

Dia 24/set: Semifinais

Dia 25/set: Finais

A partida final será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Twitch:  25/setembro das 13h às 18h.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800