Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

IronCup 2020 vai garantir vaga para torneio mundial de robôs no Japão

inatel ironcup 2020

Competição acontece logo após o Carnaval no Ginásio do Inatel e contará com 600 participantes de várias partes do país

A Inatel Robotics National Cup – IRONCup, competição de robótica realizada todos os anos na instituição, chega a sua 4ª edição com uma importante novidade. A partir deste ano, os vencedores das categorias Sumô irão garantir uma vaga no All Japan Robot Sumo Tournament, torneio mundial que acontece em dezembro em Tóquio, no Japão. A competição foi reconhecida pelo seu destaque nacional e certificada como uma das seletivas para o Torneio pela Fugisoft, empresa organizadora do mundial.

Para o coordenador da IRONCup, professor Wanderson Saldanha, a novidade pretende agitar a competição deste ano. “Além de aumentar a visibilidade do evento, passamos a fazer parte de um seleto grupo de disputas que garantem a vaga para o torneio, do qual somente as melhores equipes do mundo participam. Estamos na expectativa de conquistar a vaga para o Inatel. Se conseguirmos essa façanha dentro de casa, será muito emocionante”, destacou.

Em dezembro de 2019, a equipe de Robótica do Inatel, a Robotbulls, participou do Torneio realizado no Japão, após conquistar a vaga em competição realizada em Santa Catarina. Foi a primeira vez que a equipe disputou um campeonato mundial e os resultados surpreenderam. A equipe ficou entre as oito melhores do mundo na categoria Mini Sumô.

A IRONCup 2020 já atingiu o número máximo de participantes, antes mesmo de encerrarem as inscrições. Desta vez, a competição vai reunir 600 estudantes de nível técnico e universitários no Ginásio Poliesportivo do Inatel entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. Serão mais de 300 robôs disputando em 11 categorias, envolvendo as modalidades Combate, Sumô, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebol de Robôs.

Desde 2018, a IRONCup integra o calendário oficial da RoboCore, empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional, que realiza eventos na área há mais de 10 anos e é apoiadora da competição. As disputas são abertas ao público em geral e acontecerão no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. Em paralelo ao evento, será realizado um Festival de Food Trucks. Confira a programação clicando aqui.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade