Startups se destacam em programas de desenvolvimento de empreendedores e de coinovação

Startup auremUma empresa graduada da incubadora do Inatel, formada por ex-alunos, e outra que está no processo de pré-incubação foram selecionadas para a participação no programa de desenvolvimento de empreendedores, o Empreenda Startup - 2019 do Banco Santander. Na categoria “Universitário Empreendedor”, a pré-incubada Aurem foi uma das 50 escolhidas e na categoria “Startup” a graduada Behive Tecnologia também foi selecionada. Com a participação, as empresas passam a conter conteúdo exclusivo de curadoria da Endeavor. Startups do país inteiro participaram desta seletiva.

Entre os quesitos que foram avaliados para a seleção estavam, o tamanho e potencial do mercado proposto pela startup, a inovação e o diferencial competitivo, o modelo de negócio, as conquistas e as evidências de sucesso, além do perfil dos empreendedores. De acordo com o edital do programa, após a seleção, ambas terão que realizar um vídeo explicativo do negócio de no máximo 3 minutos, respondendo as seguintes questões: Qual é a visão do empreendedor para o negócio, como o empreendedor enxerga o planejamento para alcançar sua visão e quais são os principais desafios para isso. O resultado da próxima etapa será divulgado no dia 26 de junho.

Na próxima etapa o programa selecionará, por categoria, 10 startups para prosseguir no programa. Caso as startups passem para a próxima fase, receberão aceleração por até seis meses com empreendedores, lideranças e executivos da rede Endeavor. Na última etapa, uma startup receberá aporte financeiro e bolsas de estudos para o líder da equipe e sócios na Babson College.

A Aurem tem como objetivo facilitar a vida das pessoas com deficiência auditiva. Seu produto permite gerar uma legenda em tempo real durante uma aula ou palestra, por meio da tecnologia de reconhecimento de voz.

Já a graduada Behive Tecnologia é voltada para a criação/desenvolvimento de soluções para área de Telecomunicações com destaque para Levantamento de Base Digital para as áreas que necessitam de uma maior inteligência baseada em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Inovabra Habitat
Outra startup ligada ao Inatel, a incubada 4intelligence também se destaca em ações que visam o crescimento e desenvolvimento da empresa. Desde o último mês de março a startup participa como convidada do espaço Inovabra Habitat do Banco Bradesco, um local destinado para a coinovação e dedicado à geração de negócios, localizado na capital paulista.

De acordo com um dos sócios da 4intelligence, Rafael Mendonça, a participação da startup no Inovabra Habitat é benéfica. “Neste espaço de Coworking, por exemplo, podemos fortalecer a geração de prospects, e é uma experiência muito positiva para nós. Estamos mais desenvolvidos desde quando participamos do Crowd Vale da Eletrônica e a startup teve um crescimento positivo desde lá, agora a expectativa é de ampliar ainda mais os negócios”, comentou.

A 4intelligence desenvolve plataformas de inteligência competitiva B2B para suporte na tomada de decisões estratégicas e táticas. A startup usa tecnologia para tornar simples o uso de modelos estatísticos e econométricos, além de complexos algoritmos matemáticos, além de oferecer uma rica base de dados econômicos.