Novas startups do programa Crowd Vale da Eletrônica são divulgadas

Nesta edição, startups trabalham com soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte

crowd

O Crowd Vale da Eletrônica, parceria entre o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e a Telefônica Open Future, divulgou no último dia 12 de julho as startups participantes da terceira edição do programa de pré-aceleração. A divulgação foi realizada na sede do Inatel em Santa Rita do Sapucaí-MG e reuniu as empresas selecionadas.

Nesta edição, nove startups foram aprovadas após passarem por um processo de seleção onde as interessadas apresentaram suas ideias e projetos por meio de pitches. Elas foram avaliadas por profissionais da área de empreendedorismo e de desenvolvimento de novas tecnologias do Inatel, Ericsson e, Telefônica Open Future.

“Estamos animados com as equipes desta nova edição, a expectativa é positiva em relação ao desenvolvimento dessas startups no período de vigência do programa, que varia de 3 a 9 meses, dependendo das ações e resultados apresentados pelas startups. Um destaque interessante é que 7 equipes possuem em sua formação pelo menos um aluno, ex-aluno ou até mesmo de colaboradores da instituição, isso mostra que nossa comunidade está ligada e interessada nas ações da qual o Crowd proporciona”, comentou o Head de Aceleração do programa no Inatel, Eduardo Esteves Zanin.

Entre as principais ideias das novas startups estão soluções para o agronegócio, internet das coisas, saúde, educação e transporte. “Participar do Crowd é uma boa forma de iniciar e desenvolver os trabalhos da empresa, o programa possui profissionais experientes e uma infraestrutura positiva para o desenvolvimento dos trabalhos, além de ser formado por empresas renomadas, o que chama a atenção para o projeto”, comentou o ex-aluno da instituição, Guilherme Augusto e sócio da startup Aint.

A tecnologia voltada para a área da saúde também está entre os projetos selecionados. A Horus propõe um sensor de queda e uma câmera que mostra um idoso em tempo real, o que facilita no atendimento e agiliza no resgate, se necessário. “Participar do Crowd vai proporcionar uma motivação melhor para o desenvolvimento do projeto que visa a melhoria da saúde e bem-estar da população. Saber que podemos fazer a diferença com um projeto deste é muito gratificante. Nossa expectativa é de que na Feira Tecnológica do Inatel apresentaremos um protótipo desta tecnologia”, comentou a integrante da startup e aluna do curso de Engenharia Biomédica da instituição, Carolina Lopes Costa.

Já no setor dos transportes, utilizando a tecnologia da internet das coisas (IoT), a startup IoTTrack, traz uma solução para a gestão de frotas de veículos. “Estamos trabalhando no protótipo e neste período do programa esperamos finaliza-lo com sucesso. No Brasil o campo de trabalho do transporte é extenso e uma inovação desta pode ter sucesso no mercado. O Crowd oferece oportunidades e mentorias com as empresas parceiras do programa e isso é muito positivo, disse Diego Cuba Zuniga, aluno de Mestrado do Inatel e sócio da startup.

Lista completa das empresas selecionadas:

Aint – Sistema de classificação de café utilizando inteligência artificial – Identificação de vários constituintes na amostra do café e por meio de sensores são realizadas coletas e classificação da amostra comparando com o que está no banco de dados inserido em nuvem.

Foco X Cuca Fresca – O game é um aplicativo para dispositivos eletrônicos que propõe estimular o processo de alfabetização através de uma história. O principal objetivo é estimular a leitura e a fluência na alfabetização.

Horus – Sensor de queda e uma câmera mostrando o idoso em tempo real.

IoTTrack – Solução em internet das coisas para frotas de veículos.

Portal das Corridas – Plataforma e soluções voltadas para os esportes, eventos e corridas de rua.

Projeteiros – Desenvolvem tecnologias digitais, softwares, aplicativos, websites, projetos de peças 3D entre outras atividades tecnológicas.

Go Now – Plataforma que permite a contratação direta com o caminheiro para possíveis fretes.

Soil - Desenvolve um sistema responsável pela tomada de decisões no agronegócio sobre quando a irrigação deve acontecer, com um dispositivo móvel, onde o usuário contará com controle de todas as funções que um pivô pode desempenhar, além de agendamento das irrigações e acesso a condições meteorológicas, o que também contribui para a economia de água aplicada.

World of Glass – Desenvolvimento de vidros inteligentes que mudam de transparência conforme luminosidade e que também capta energia solar.

O programa
O Crowd_ Vale da Eletrônica é um programa de pré-aceleração exclusivo, que conta com ações conjuntas entre Inatel, Telefonica Open Future_ e Ericsson, e tem como objetivo capacitar empreendedores, oferecer suporte para estruturação e desenvolvimento de projetos e startups inovadoras e fortalecer o ecossistema de startups.
O modelo de pré-aceleração do Programa Crowd_ Vale da Eletrônica contempla o apoio a projetos inovadores de startups e spin-offs. As equipes participantes podem utilizar a infraestrutura do Inatel para o desenvolvimento de seus negócios, e participam de atividades semanais com foco em capacitação e networking para os empreendedores. Estas atividades são organizadas em três fases sequenciais com as seguintes metas:

Get a product – etapa inicial com foco na modelagem do negócio, definição do MVP e início do processo de desenvolvimento do protótipo;
Validate it – construção do MVP ou protótipo e validação da solução com clientes;
First sales – fase de comercialização do produto e preparo para tração.
Todo o processo de pré-aceleração é acompanhado pela Ericsson e Telefonica Open Future, através da Wayra, Telefonica e Vivo, que procuram, ativamente, parceiros de negócios nas startups do Crowd.

Confira as fotos do evento de divulgação das startups selecionadas. 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br