Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

No Futurecom, Incubadora do Inatel mostra todas as etapas de empreender

inatel futurecom nempPela primeira vez, a Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel estará no Futurecom, o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, que ocorre de 2 a 5 de outubro, no Transamerica Expo Center. No estande E70, todo o processo de incentivo à educação empreendedora do Inatel poderá ser conferido com projetos do programa de Ideação e pré-aceleração Crowd Vale da Eletrônica, além de três empresas incubadas e quatro graduadas. 

A Incubadora de Empresas do Inatel é a que mais graduou empresas no Estado de Minas Gerais – 62 graduadas e 8 incubadas, que juntas geram cerca de 800 empregos diretos, 1,6 mil indiretos e uma receita superior a R$ 200 milhões por ano. Em 2014, venceu o prêmio como a melhor do país para desenvolvimento local e setorial pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Funcionando dentro do campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, a Incubadora conta com modernos espaços, incluindo o Laboratório de Ideação e um FAB LAB, com impressoras 3D, máquinas de prototipagem, etc. Além do espaço físico e infraestrutura operacional, oferece apoio aos empreendedores, tais como: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, administrativa e técnica. “A Incubadora do Inatel está preparada para receber ideias ainda embrionárias ou pronta para ser incubada, sempre com ações para validar a ideia, serviço e produto com sistemáticas ágeis e ferramentas de desenvolvimento”, afirma o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva.

O coordenador destaca ainda o programa de pré-aceleração Crowd Vale da Eletrônica, parceria entre o Inatel, Ericsson e Telefonica Open Future. Além das duas startups integrantes do Crowd que estarão no estande da Incubadora, outras três vão participar do Futurecom juntamente com a Ericsson. Entre elas, a Das Coisas, que fez parte da primeira turma de Crowd, em 2016, e atua no desenvolvimento de soluções e dispositivos conectados com foco em cidades inteligentes e utilities.

Confira os projetos que estarão no stand da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel:
Smart Light – integrante do Programa de Ideação do Inatel, desenvolve um sistema que automatiza os faróis dos veículos automotores, de fácil instalação e de baixo custo para o cliente. A ideia é de dois alunos de Engenharia do Inatel, que apresentaram o projeto pela primeira vez na Feira Tecnológica do Instituto, no ano passado.
Ultra Trackintegrante do Crowd Vale da Eletrônica, desenvolve soluções de rastreamento de forma ágil. Utiliza tags de rastreamento compactas, com baterias que permitem grande autonomia, monitoradas por um software web e aplicativo que podem ser customizados para atender as necessidades dos clientes.
• B3D e Fábrica 3D – Empresa incubada, criada por aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, que fabrica e comercializa impressoras 3D e realiza treinamentos. Presta de serviços de impressão, focados para indústrias de prototipagem, produção em baixa escala e para instituições de ensino.
Neurobrinq – Empresa incubada, integrante do Crowd Vale da Eletrônica, criou o Parque Multi Sensorial 6D, voltado para a estimulação sensorial, cognitiva e motora de crianças e também para o tratamento do Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O parque conta vários dispositivos acionados através da tecnologia da Internet das Coisas - IoT.
V2Tech – Empresa incubada que trabalha com soluções para aumentar a inteligência, a autonomia e a segurança sobre a gestão de frotas veiculares. Comercializa o Vídeo Rastreador Veicular, sistema de vídeo e telemetria e o Validador Eletrônico, que automatiza venda de passagens dentro do ônibus de modo off-line e atrelado ao GPS.
ATIVA Soluções – Empresa graduada, desenvolve Soluções M2M e IOT para Telemetria e Gerenciamento Remoto.
AGTechnologies – Empresa graduada, produz Displays e Módulos de Displays de Cristal Líquido em várias tecnologias, atua no mercado de IoT desenvolvendo soluções e fabricando beacons. Também possui uma unidade de montagem de placas eletrônica para terceiros.
BEHIVE - Empresa graduada, focada em soluções para redes de transporte de telecomunicações, desenvolvimento de softwares e serviços de engenharia, aplicando inteligência em Sistemas de informação para aumento de performance, atendendo demandas do setor privado (operadoras, provedores de internet e grandes empresas) e setor público.
FIT Networks – Empresa graduada, certificada pela ISO 9001, preparada para desenvolver e oferecer novos conceitos tecnológicos para empresas de telecomunicações. Em 2013 venceu a competição de startups na FUTURECOM oferecendo o melhor custo x benefício para a entrega de internet banda larga via fibra óptica à casa dos assinantes.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200