Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Programa de Ideação inicia segunda rodada com três novas equipes

inatel programa ideacao set 2016 15Teve início na sexta, 16 de setembro, a segunda rodada do Programa de Ideação do Inatel, iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo que auxilia os alunos no desenvolvimento e lapidação de suas ideias. As equipes foram escolhidas após a realização da Pré-banca, etapa do processo de seleção do núcleo que avalia os projetos e, de acordo com sua maturidade, direciona para o programa mais adequado, sendo a Ideação o primeiro estágio.

“Essa segunda rodada começa com um diferencial muito grande que é o Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação. Antes eles não tinham um espaço para realizar as dinâmicas e para trabalhar e hoje podem contar com essa infraestrutura totalmente nova, equipada com recursos de última geração e que propícia o contato com outras equipes e o desenvolvimento de suas ideias”, explica Raphael Cardoso Mota Pereira, especialista em Gestão da Inovação e Tecnologia, que conduz as atividades do programa.

As alunas Jéssica Ribeiro e Karine Costa, ambas do 10º período do curso de Engenharia Elétrica, foram selecionadas para esta etapa e estão bem animadas com a oportunidade de amadurecer a ideia, que consiste em uma estrutura de controle de cultivo orgânico. “A nossa expectativa é desenvolver esta solução e o programa vai nos ajudar a aprimorar o produto para conseguirmos ingressar na Pré-incubadora ou na Incubadora mais preparados, o que sem orientações, não iríamos conseguir”, destaca Jéssica.

Edson Laurindo Marques e Alexsander Gelk, ambos do 4º período do curso de Engenharia de Controle e Automação, também estão animados em fazer parte do programa. Os estudantes resolveram investir na ideia de um robô, controlado remotamente, que possa atuar nas linhas de frente de missões militares. “Planejamos agora estudar o mercado e melhorar a parte técnica do projeto”, diz Edson.

Segundo Raphael, a intenção é que as equipes aproveitem o processo de ideação para aprender sobre o negócio e confirmar ou não a viabilidade do projeto. “Participar do Ecossistema de Empreendedorismo aproxima os jovens de muitas oportunidades, por isso, é importante que eles estejam preparados para aproveitá-las”, destaca.

O aluno Lucas Rafael, do 2º período do curso de Engenharia de Telecomunicações, também participará do processo para desenvolver a ideia de uma Impressora 3D que utiliza a tecnologia SLA ou DLP para impressão de peças para uso odontológico.

Etapa anterior

Quatro equipes participaram da primeira etapa do Programa de Ideação. Dentre elas, apenas duas chegaram até o final do processo, das quais uma entrou para o Crowdworking. “Todas as equipes tiveram um aprendizado muito positivo para a evolução das ideias e, do ponto de vista mercadológico e tecnológico, puderam conhecer outras possibilidades de parcerias. O que tem sido mais importante nesse programa é possibilitar que os outros programas de empreendedorismo recebam projetos em um estágio de maturidade mais avançado” pontua.

Confira os depoimentos dos participantes da primeira etapa do Programa de Ideação:

Lucas Dionízio

Leonardo Araújo Hart

Nicholas Paolillo

Roberto Luiz

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200