Inatel inaugura novos espaços de empreendedorismo

inatel-inauguracao-nemp-1A cerimônia contou com a participação de autoridades e parceiros que ajudaram a viabilizar a criação dos novos espaços Foram inaugurados na tarde de ontem, 28 de junho, os novos espaços de empreendedorismo do Inatel. A cerimônia marcou o lançamento do moderno Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação, que integra a Rede SibratecShop; a abertura oficial do Crowdworking Vale da Eletrônica, projeto desenvolvido em parceria com a Telefónica /Vivo e a Ericsson; e a entrega das novas instalações da Incubadora e da Pré-Incubadora de Empresas e Projetos aos empresários e equipes incubadas.
A criação do novo laboratório foi viabilizada por meio de um programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTI que tem como objetivo criar ambientes de aprendizado que ofereçam acesso livre a equipamentos e estimulem o trabalho colaborativo para desenvolvimento de produtos, processos e negócios. O novo ambiente é o segundo laboratório aberto criado em Minas Gerais por meio do Programa Sibratecshop e contou com recursos do CNPq para ser viabilizado.
Segundo o coordenador geral de serviços tecnológicos e secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, professor Dr. Jorge Mario Campagnolo, são 12 laboratórios como este no Brasil, implantados em diferentes regiões. "Nosso desafio é transformar conhecimento em negócios. Não queremos só ajudar a prototipar um produto ou processo, e sim, ajudar na capacitação do futuro empresário. Quando resolvemos criar esse projeto piloto, pensamos em procurar instituições que já possuíssem experiência em incentivar o empreendedorismo e temos como referência no Brasil, o Inatel. Por isso, não poderíamos ter deixado de implantar esse laboratório aberto aqui", destacou.

Inatel-Lab-IdeacaoLaboratório de Criatividade, Ideação e InovaçãoO ambiente recém-criado conta com modernos equipamentos como impressoras 3D e máquinas de prototipagem, além de recursos para reuniões e apresentações como sistema para videoconferência, projetores com som integrado e lousa interativa e é destinado aos alunos e ex-alunos que participam das atividades de empreendedorismo da instituição, empresários residentes na Incubadora do Inatel e empreendedores da comunidade externa, que sejam parceiros do Instituto.

"Dentro do nosso modelo de educação empreendedora, sempre procuramos atender aquelas ideias ainda embrionárias que chegavam do seio de nossa comunidade acadêmica, mas que ainda não tinham um ambiente para serem desenvolvidas e ferramentas para que fossem trabalhadas. Esse conceito de laboratório aberto vai permitir trabalhar essa sistemática de forma plena, com um processo de prototipagem rápida e com sistemáticas ágeis de ferramentas de desenvolvimento de produto", explicou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches da Silva.

Crowdworking Vale da Eletrônica

inatel-coletiva-imprensaColetiva de Imprensa com as equipes do CrowdworkingNa solenidade também foi celebrada a abertura oficial do Crowdworking Vale da Eletrônica, a primeira iniciativa do país a integrar o programa de incentivo a inovação Telefónica Open Future, desenvolvida por meio da parceria entre a Telefônica/Vivo, Ericsson e Inatel. Sessenta e três jovens empreendedores já estão participando do programa e irão desenvolver 20 projetos inovadores ao longo deste ano.

"É um grande prazer e uma honra estar aqui, vendo um projeto que começou há oito meses se tornar realidade. Temos um grande parceiro que é a Ericsson e um local que é referência tanto na formação de profissionais, quanto em empreendedorismo, que é o Inatel e hoje, podemos falar que o fato de termos escolhido esta instituição para lançar o primeiro Crowdworking no Brasil foi um grande acerto", destacou o diretor da Telefônica, Pedro Rivieri Torrado.

A diretora de TV & Media da Ericsson LATAM, Georgia Sbrana, lembrou que o projeto nasceu de uma conversa entre a Telefônica e a Ericsson discutindo inovação. "Não houve dúvidas em escolhermos o Inatel como nosso primeiro parceiro nesse empreendimento. Eu sinto muito orgulho de estar aqui e ver como o empreendedorismo está na veia de vocês. Vamos conectar nossos experts para falar de negócio, falar de tecnologia, desenvolver ainda mais as ideias que vocês tenham e aguardo ansiosamente para ver o resultado final do trabalho de vocês", enfatizou.

Incubadora e Pré-Incubadora

inatel-inauguração-nemp-4Novas instalações da IncubadoraFoi comemorada ainda no mesmo evento, a inauguração das novas instalações da Incubadora e da Pré-incubadora de Empresas e Projetos da instituição. O espaço foi reformado para melhor acomodar e atender às necessidades dos empresários e equipes que integram o ecossistema de inovação do Inatel.

"A data de hoje nos permite reafirmar a nossa crença de que uma instituição de ensino superior pode, através do empreendedorismo e da inovação, contribuir para o desenvolvimento econômico e social de um país. Permite também seguirmos com o nosso compromisso de oferecer aos nossos alunos uma formação de excelência. Esperamos que os empresários e futuros empresários levem essa semente para frente e que os resultados colhidos atinjam a todos nós", expressou o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques.

Veja as fotos da inauguração