Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empreendendo em 3D e aprendendo em todas as dimensões

inatel-B3D-impressora-empreendedorismo-jovem-junho-2016 6Leonardo Amaral, estudante e empreendedorPense em algum produto que gostaria de criar... Pronto, é só imprimir. A impressão 3D promete revolucionar os mais diversos mercados, de simples adereços, a próteses e até prédios. Foi assim, pensando neste vasto campo mercadológico que nasceu a startup B3D, de um jovem empreendedor, aluno do Inatel, faculdade no Vale da Eletrônica, no Sul de Minas Gerais.
Leonardo Amaral, aluno do sétimo período de Engenharia de Controle e Automação, começou o interesse por impressão 3D há pouco mais de dois anos quando encontrou no equipamento a solução para o desenvolvimento de um projeto para uma feira tecnológica da faculdade. Mas ele foi muito além, resolveu criar a própria impressora 3D. Não só para ele, mas para quem quisesse comprar o equipamento e aprender a operacionalizá-lo. Assim, surgiram a empresa e um dos primeiros cursos de impressão 3D no Brasil, que já teve três edições e recebeu alunos até da região Norte do país. "A missão da empresa é disseminar a tecnologia de impressão 3D. Em nosso treinamento, ensinamos desde o básico da modelagem em três dimensões até a impressão", afirma Leonardo, que entrou no início do ano para a Incubadora de Empresas do Inatel, e além da impressora e treinamento, comercializa matéria-prima para a impressão em grande gama de cores.

Já no processo de incubação, o jovem empreendedor pode contar com mentorias decisivas para a expansão do empreendimento recém-criado. A B3D também tem a Fábrica 3D, uma área da startup voltada para serviços de impressão. "O mercado é gigantesco e temos atuado em várias frentes, atendendo empresas e também fazendo impressões de brindes para eventos e brinquedos que atendem ao público jovem e geeks", afirma Leonardo. Bonecos do Star Wars, enfeites customizados para datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa e Dia dos Namorados são exemplos de produtos comercializados a partir de R$ 5 a peça.

A B3D também fechou parcerias com grandes empresas para a impressão de protótipos com o custo até 15 vezes menor que uma peça usinada, por exemplo. O Inatel, onde o empreendedor estuda e têm a empresa instalada, também é cliente, com a compra de peças para projetos de pesquisa, para desenvolvimento de soluções tecnológicas e até mesmo na aquisição de impressoras para o novo Laboratório de Ideação, que vai atender alunos e empreendedores da faculdade. E as inovações não param. O objetivo agora é o desenvolvimento de uma impressora 3D residencial para popularizar ainda mais a tecnologia.

Aprendendo a empreender

"A gente é ansioso. Quer empreender rápido, mas o mundo empresarial é uma loucura e qualquer erro significa muito dinheiro que vai embora". O desabafo do estudante de 23 anos mostra o aprendizado que é empreender e a importância de ter apoio nesse processo.

Leonardo entrou para a Incubadora de Empresas do Inatel juntamente com outras duas estudantes de Engenharia Biomédica, que já não estão mais na empresa. Juntos encararam o desafio de serem estudantes e empreendedores com CNPJ, contas, investimentos, reuniões, negociações, provas, trabalhos, cursos, eventos e também, claro, vida social... Hoje, Leonardo divide-se para dar conta de tudo e conta os benefícios de estar dentro de uma Incubadora de Empresas como a do Inatel. "Além da economia de estarmos em um ambiente compartilhado, contamos com consultorias e até 'puxões de orelha' que são decisivos para o desenvolvimento da empresa e de nossas carreiras, sem contar a visibilidade que uma instituição como Inatel proporciona. O aprendizado é diário e empreender é o meu presente e futuro", conclui Leonardo.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200