Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Palestra com subcomandante do BOPE marca comemoração da Semana Global do Empreendedorismo no Inatel

inatel-semana-global-empreendedorismo-palestra-bope-nov-2011_19Estratégia, força, coragem, caráter, comprometimento e liderança. Estas palavras definem os conceitos explanados pelo subcomandante do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), André Batista. Além de suas atividades no BOPE, Batista é coautor do livro Elite da Tropa, e tem um personagem do filme Tropa de Elite baseado nele, o André Mathias. O evento que aconteceu no Teatro Inatel, no dia 17 de novembro foi promovido como encerramento das atividades da Semana Global de Empreendedorismo na instituição. A Semana Global acontece anualmente em todo o mundo.

Antes da palestra com André Batista, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, destacou que desde a sua fundação, o Instituto incentiva práticas empreendedoras, além disso, o próprio Inatel tem sido empreendedor em sua trajetória, percebendo as necessidades da sociedade brasileira e implantando cursos inovadores. "O Inatel tem, ao longo dos seus 46 anos, formado profissionais competentes que colaboram e muito com o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país. Ao iniciarmos os nossos Cursos Superiores de Tecnologia, damos mais um passo nesta direção. Entregaremos à sociedade excelentes Tecnólogos que vão atender às demandas nacionais por profissionais altamente especializados nas áreas de Redes, AutomaçãoAutomação, e Controle e Gestão, quee darão suporte ao grande desenvolvimento que nossa cidade e região vão experimentar nos próximos anos", disse.

inatel-semana-global-empreendedorismo-palestra-bope-nov-2011_57O subcomandante do BOPE iniciou a conferência contando um pouco sobre as missões em que ele participou no Rio de Janeiro, entre elas, a tomada do Complexo do Alemão e, recentemente, a ocupação da favela da Rocinha. Além de levantar questões sobre segurança pública, André Batista comparou as características, deveres e requisitos exigidos para a admissão no BOPE, com as dinâmicas e qualidades necessárias para se ter sucesso no mercado de trabalho atual. Segundo Batista, Caveira - como são denominados os integrantes do BOPE "é aquele que tenta bons resultados e influencia os demais membros da equipe, independente da posição hierárquica".

No encerramento da palestra, o subcomandante respondeu as perguntas do público presente, formado por alunos do Inatel, professores, empresários e comunidade santarritense.

Cabeças em Ação

Também como atividade da Semana Global de Empreendedorismo, os alunos do Inatel participaram da Olimpíada do Empreendedor com o projeto "Cabeças em Ação". O desafio era construir um produto a partir de papeizinhos de recados, os chamados post-it. A premiação aconteceu na tarde do dia 17 de novembro no Auditório Aureliano Chaves.

O produto vencedor foi a "Árvore da Prosperidade". A árvore projetada apenas com post-it, traz escrito em seus galhos, frases e pensamentos motivacionais, que objetivam diminuir o estresse causado pela rotina de trabalho. Caio Rodrigo Antunes de Azevedo, integrante da equipe vencedora e aluno do 4º Período de Engenharia Biomédica, conta que a árvore faz com que as pessoas tenham bons pensamentos. "A última matéria deste período é Física Quântica, a gente aprofundou em um ramo que é a Lei da Atração. Segundo essa lei, nosso pensamento transmite uma frequência que nos faz atrair ou repelir as coisas que a gente imagina", conta.

O segundo lugar ficou com o produto "Batalha Naval", a partir dos post-its, a equipe criou um jogo de "Batalha Naval", em que os papeizinhos eram utilizados para cobrir as opções do campo de batalha. Já a terceira colocação foi conquistada pela equipe que criou um suporte para celular.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200