Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Homenagens e inauguração de laboratório marcam solenidade aos 25 anos da FAPEMIG

logfap_25anosO Inatel homenageia a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) pelos seus 25 anos em solenidade a ser realizada no dia 27 de outubro, às 18h, no Teatro Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.

A FAPEMIG é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país, financia projetos desenvolvidos por instituições e empresas, concede bolsas em diversos níveis de formação, apoia eventos de divulgação científica e promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre outras iniciativas.

A parceria entre a FAPEMIG e o Inatel atende a diversas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico. Uma delas foi a inserção da microeletrônica nas empresas de Santa Rita do Sapucaí. "O Inatel é um bom exemplo de atuação com o segmento empresarial e vem cumprindo muito bem a missão de capacitar e desenvolver projetos para o Arranjo Produtivo Local (APL) nas áreas de software embarcado e Design House, que envolve projetos de semicondutores. Dentro do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, o setor de eletroeletrônica era prioritário. Por isso, procuramos a instituição para, através da capacitação de pessoal e inovação, aumentar a competitividade das empresas do APL", disse o assessor da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Osmar Aleixo.

Como consequência deste projeto, o Inatel já iniciou as atividades de P&D em conjunto com a Sense Eletrônica para o desenvolvimento de uma linha de produtos com microeletrônica voltados ao mercado nacional e internacional.

No dia da solenidade de homenagem aos 25 anos da FAPEMIG será inaugurado o Laboratório de IPTV, resultado de uma parceria da Ericsson/FAPEMIG/Inatel. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em IPTV começou as atividades no ano passado depois do convênio entre a multinacional e o governo de Minas Gerais que, juntos, investem R$ 16 milhões em dois centros de pesquisa - um no Inatel e outro em Belo Horizonte. O acordo integra o programa Inove em Minas, ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem por objetivo atrair atividades de pesquisa e desenvolvimento e empresas de base tecnológica para o Estado. O investimento trouxe um aumento no volume de trabalho e contratação de especialistas para o desenvolvimento de software para IPTV, tecnologia que é tendência mundial.

Para o evento estão previstas as presenças de toda a Diretoria da FAPEMIG, do secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional, Olavo Bilac Pinto Neto, além de lideranças acadêmicas, políticas, comunitárias e dos setores da produção regional.

AGENDA HOMENAGEM À FAPEMIG

Data: 27 de outubro de 2011 - Quinta Feira
Horário: 18 Horas
Local: Teatro INATEL
Campus da Av. João de Camargo, nº 510
Santa Rita do Sapucaí - MG

16H30 - Reunião Executiva: Projeto Ericsson-Inatel-FAPEMIG e inauguração do Laboratório de IPTV.

18h - Início da solenidade de homenagem aos 25 anos da FAPEMIG

19h - Solenidade de Abertura da 30ª Feira Tecnológica do Inatel - Fetin

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800