Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Comissão Técnica para Implantação do Parque Tecnológico Norte do Paraná – Polo CP visita o “Vale da Eletrônica”

A Comissão Técnica para implantação do Parque Tecnológico Norte do Paraná - Polo CP visitou, na segunda-feira (17) a cidade de Santa Rita do Sapucaí - MG conhecida como o "Vale da Eletrônica". A visita consistiu em conhecer o Sindicato das Indústrias de aparelhos eletrônicos, elétricos e similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), a Incubadora Municipal de Empresas e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Aproveitando a visita a Comissão Técnica oficializou a assinatura do termo de Cooperação do INATEL com a UTFPR Câmpus Cornélio Procópio para implantação do Parque Tecnológico do Norte do Paraná - Polo Cornélio Procópio.

inatel-visita-utfpr-out-2011_91

O grupo visitante foi composto das seguintes autoridades:

UTFPR Câmpus CP: o Diretor-Geral, Devanil Antonio Francisco; o Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação, Luiz Cézar de Oliveira, o Diretor de Relações Empresarias e Comunitárias, Rogério Akiride Ikegami, os professores Wagner Fontes Godoy, Rodrigo Henrique Cunha Palácios e Jancer Frank Zanini Destro.

SEBRAE (Londrina): a Consultora Simone Millan Shavarski e Lúcia Moraes, coordenadora de eventos.
UENP (Câmpus de CP): o Vice-Diretor, Bruno Ambrózio Galindo, e Ricardo Aparecido Campos, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação.

FIEP: o Diretor regional da FIEP e secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Bandeirantes, José Roberto Altizani.

SENAI: a Coordenadora de Educação, Luíza Ribeiro Medeiros.

ACECP:o Presidente da Associação Comercial de Cornélio Procópio, Celso Wanderlei Marin e Márcio Pedroso de Oliveira, vice-presidente da Associação Comercial de Cornélio Procópio.

CODEL: o Diretor de Ciência e Tecnologia, Marcus Von Borstel.
Representante do prefeito de Cornélio Procópio: o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Cornélio Procópio, Silvio Antonio Cunha.

Santa Rita do Sapucaí possui cerca de 150 médias e pequenas empresas, que abrangem os setores de Eletrônica, Telecomunicações, Segurança, Informática, Radiodifusão, Automação Industrial, Predial e Comercial, Engenharia Biomédica, entre outros.

Durante o período de visita no SINDVEL, Pedro Vono, pesquisador da FIEMG e Edson José Rennó Ribeiro, sócio da empresa Ativa Soluções, partilharam experiências e dados sobre o Sindicato e o APL, relatando que cerca de 60% das empresas do Vale da Eletrônica exportam para outros países.

O fator preponderante para o sucesso do APL (Arranjo Produtivo Local) do Vale da Eletrônica, segundo Pedro Vono, foi o olhar visionário do antigo prefeito Paulo Frederico Toledo, que há 25 anos percebeu a escassez de trabalho para a mão-de-obra qualificada em Santa Rita e vislumbrou a estratégia de atrair empresas a fim de que os recém-formados pudessem trabalhar na região.

A empresa LINEAR, fábrica de transmissores de televisão - analógicos e digitais, foi uma das primeiras a se afiliar no SINDVEL. De acordo com Carlos Henrique Ferreira, um dos diretores da LINEAR, ela possuí hoje 320 funcionários no Brasil, 15 funcionários nos EUA e há pouco tempo a empresa sofreu fusão com a empresa chinesa Hitachi.

O Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica do município de Santa Rita do Sapucaí (PROINTEC) é mantido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, sob a responsabilidade do secretário Pedro Sergio Monti.

A diretora da Incubadora, Dani Lucia Xavier, afirmou haver 31 empresas incubadas. A Secretaria ainda mantém o Condomínio Municipal de Empresas, que consiste na oferta de estrutura física de baixo custo, além de outros benefícios regulamentados por Lei Municipal. "O Condomínio apoia as empresas que estiveram em processo de Incubação e conseguiram a Graduação" afirma o Gerente do Condomínio, Ali Abduny Rahal.

inatel-visita-utfpr-out-2011_4

O INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações, fundado em 1965, foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada, porém beneficente, sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (FINATEL). Com excelente infraestrutura o Inatel destaca-se no cenário empresarial e acadêmico pelo desenvolvimento de relevantes pesquisas na área.

O Diretor-Geral da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio, Devanil Antonio Francisco afirmou que "após a criação do Comitê para Implantação do Parque Tecnológico, buscamos a melhor maneira de integração entre Instituição e Indústria, através desta visita ao Vale da Eletrônica. Estudando o modelo e sanando dúvidas obteremos uma base mais sólida para a implantação pretendida e a parceria com o INATEL será de grande importância para nós", concluiu o Diretor-Geral.inatel-visita-utfpr-out-2011_61

No evento de assinatura do termo de Cooperação entre as Instituições, estavam presentes os membros da Comissão Técnica, o diretor do INATEL, prof. Marcelo de Oliveira Marques, o coordenador de Projetos Internacionais e Assuntos Especiais do

INATEL, profº. Elias Kallás, o assessor de Planejamento e Educação do INATEL e presidente da FINATEL, prof. José Geraldo de Souza, familiares de personalidades da cidade como o neto e a bisneta de Olavo Billac Pinto, importante político brasileiro, que também são sobrinhos de Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira), visionária que fundou a Escola Técnica de Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí em 1958 e tem ligações afetivas e histórico-culturais com a cidade de Cornélio Procópio.

*Contribuição Ascom - UTFPR

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800