Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos desenvolvem empreendedorismo em torneio de criatividade

O que fazer com uma caixa de elásticos? Como transformar este material em um produto com funcionalidade e valor agregado? Estes foram os questionamentos dos alunos do Inatel que participaram do Torneio Elásticos Fantásticos, que marcou a participação do Instituto na Semana Global de Empreendedorismo, realizada de 15 a 21 de novembro, em 102 países.

Sete projetos foram apresentados à banca avaliadora: demonstrador do sistema trigonométrico, elásticos com identificação de dinheiro para cegos, equipamento para exercício de musculação, porta-treco, prendedor de objetos, cadeira de elásticos e um caminhão que se transformava em robô ("transformer"). A atividade foi coordenada pelo professor Mario Augusto Nunes de Souza, que ficou surpreso com a criatividade dos alunos participantes. "Já no primeiro torneio os alunos desenvolveram o espírito empreendedor e criaram produtos inovadores, com atrativo comercial".

demostrador-trigonometria-450O projeto vencedor do torneio foi o demonstrador do sistema trigonométrico desenvolvido pelos alunos Monique Paula Jardim Garcia e Welligton de Carvalho, que ganharam um livro de empreendedorismo, uma mochila do Inatel e um curso no Inatel Competence Center. De acordo com o estudante do sexto período de Engenharia Elétrica, a ideia era demonstrar os principais ângulos z'apenas um elástico. "Foi muito instigante. Novas ideias fazem com que aprendamos a ter postura diante de um desafio. Desenvolvemos a criatividade e aprendemos a ser empreendedores", disse Carvalho.

Demonstrador do sistema trigonométrico: projeto vencedor do torneio Elásticos Fantásticos

Aprendizado francês

vencedores-450

Além do torneio "Elásticos Fantásticos", a Semana Global de Empreendedorismo no Inatel contou com a palestra "O Empreendedorismo Inovador - o caminho do sucesso", com empresário Michel Brunet. O engenheiro em Aeronáutica e doutor em Automação falou sobre a experiência de incubadoras no exterior que trabalham com grupos estruturados de investidores, conhecidos como Angels. Atualmente Brunet está à frente da empresa Inova Tools, que presta consultoria em transferência de tecnologia e financiamento de empresas e também participou da banca julgadora do Torneio Elásticos Fantásticos.

Luiz Dionísio, Michel Brunet, Monique Paula Jardim Garcia, Welligton de Carvalho e prof. Mario Augusto Nunes de Souza.

 

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200