Inatel tem nova diretoria

mesa-diretoria-450

Professores Carlos Roberto dos Santos e Wander Wilson Chaves, José Geraldo de Souza, presidente da Finatel, Marcelo de Oliveira Marques, novo diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, novo vice-diretor do Inatel e Denize Rufino Marins Bitencourt, secretária da Finatel, durante a cerimônia de posse

Os professores Marcelo de Oliveira Marques e Carlos Nazareth Motta Marins assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Inatel, na cerimônia realizada na última terça-feira, dia 30 de novembro, no teatro do Instituto. Os dois foram eleitos em agosto pela Congregação, formada por professores, alunos e funcionários do Inatel, além de representantes da comunidade santarritense, para um mandato de quatro anos, de 2010-2014. Os professores Wander Wilson Chaves e Carlos Roberto dos Santos ficaram por dois mandatos (2002-2006 e 2006-2010) à frente da instituição.

A cerimônia de posse foi aberta com as leituras do termo de compromisso pelos dois eleitos, que foram empossados pelo presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações - Finatel, professor José Geraldo de Souza. Em seguida, o professor Wander Wilson Chaves fez o discurso de despedida dos oito anos como diretor. Ele agradeceu à família, a todos os colaboradores do Instituto e instituições que se relacionaram com o Inatel, à comunidade santarritense, e representantes do poder público, em especial o vice-presidente José de Alencar, o deputado estadual Dalmo Ribeiro e o deputado federal Olavo Bilac Pinto Neto, presente na cerimônia. "Sinto-me gratificado e privilegiado por conduzir esta instituição tão querida. Deparei-me com homens e mulheres dedicados e conscientes de sua missão institucional. Ao transferir o cargo de diretor meu sentimento é de felicidade e meu contentamento é pela certeza que foram realizadas importantes obras. O Inatel cresceu e passou a exercer um importante papel no contexto regional, estadual e internacional".

No primeiro discurso como diretor do Inatel, o professor Marcelo de Oliveira Marques relembrou sua trajetória em Santa Rita do Sapucaí, cidade que escolheu para estudar aos 15 anos, agradeceu aos professores que marcaram a formação acadêmica e profissional do engenheiro, aos pais e à família. Marques destacou o momento de transformação constante da sociedade atual e a influência disto no trabalho de gestão de uma instituição como o Inatel. "As transformações, o desenvolvimento científico e tecnológico e a mudança do perfil de nossos alunos são fatores que devem sempre fazer parte de nossos compromissos com a geração e transmissão do conhecimento. Continuaremos a desenvolver oportunidades e programas voltados ao ensino, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico, ao empreendedorismo, à inovação, à comunidade, sempre buscando a excelência em nossas ações".

Após o discurso, professor Marques empossou os pró-diretores e coordenadores de cursos do Inatel. A pró-diretoria de Graduação e Extensão Comunitária ficou com o professor Wander Wilson Chaves, a pró-diretoria de Pós-graduação e Pesquisa, com o professor José Marcos Câmara Brito. O professor Carlos Augusto Rocha assumiu a pró-diretoria de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação. Para a coordenação do curso de Engenharia Elétrica foi designado o vice-diretor do Instituto, professor Carlos Nazareth Motta Marins. Já o professor Guilherme Augusto Barucke Marcondes é o novo coordenador do curso de Engenharia da Computação. A coordenação do curso de Engenharia Biomédica permaneceu com o professor Fabiano Valias de Carvalho, o curso de Tecnologia em Redes de Computadores continuou sob a coordenação do professor Edson Josias Cruz Gimenez e para o de Tecnologia em Automação Industrial foi empossado o professor Alexandre Baratella Lugli. A coordenação do Mestrado também ficou a cargo do professor Luciano Leonel Mendes.

A cerimônia de posse foi encerrada com o discurso do presidente da Finatel, que agradeceu o trabalho dos gestores que deixaram a diretoria e parabenizou os novos diretores. "Confiamos que realizarão uma gestão destacada pela dedicação ao trabalho e pela preservação dos valores e princípios que sustentam essa instituição. A Finatel empenhará todo o apoio e esforço que forem necessários e possíveis. Desejamos aos senhores serenidade nas decisões e sucesso nas realizações", disse o professor José Geraldo de Souza.