Inatel participa da NAB Show 2010

Instituto fecha parceria na maior feira mundial de radiodifusão

Na semana de 10 a 15 de abril, o Inatel participou da NAB Show 2010, a maior feira mundial focada exclusivamente no setor de radiodifusão, promovida pela National Association of Broadcaster, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

nab_2010_300Os professores Marcelo de Oliveira Marques e Carlos Augusto Rocha com André Barbosa, Assessor Especial da Casa Civil do Governo Brasileiro, em visita ao estande do Inatel.

O estande do Inatel ficou localizado no pavilhão brasileiro, apoiado pela APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pelo Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica). O Instituto apresentou seus serviços de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e capacitação nas áreas de radiodifusão, mais especificamente as competências no segmento de TV digital.

A comitiva do Inatel foi composta pelo pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, professor Marcelo de Oliveira Marques, e pelos gerentes Executivo e Técnico da área de Desenvolvimento de Hardware do Inatel Competence Center (ICC-Hardware), professores Carlos Augusto Rocha e Luciano Leonel Mendes, respectivamente.

Diversos empresários das principais empresas de comunicação e fabricantes de equipamentos de transmissão e recepção de TV digital, das indústrias nacionais estrangeiras, estiveram presentes no pavilhão brasileiro, assim como representantes de várias áreas do Governo Federal.

Para o professor Marcelo Marques, a participação na NAB abre oportunidades de desenvolvimento para o Inatel. "Nossas competências institucionais são expostas ao mercado, possibilitando-nos maior visibilidade dos serviços tecnológicos que podemos oferecer, gerando abertura para o estabelecimento de novas parcerias em projetos de P&D e Inovação". Outra questão relevante diz respeito ao posicionamento do Inatel neste segmento, continua Marques. "Ao participarmos de eventos específicos como este, os empresários brasileiros que vão à NAB, e não são poucos, passam a reconhecer o Inatel como uma instituição em que poderão buscar os engenheiros com uma forte formação na área de radiodifusão para trabalharem em suas empresas, aumentando assim as oportunidades de emprego para os nossos engenheiros", avalia.

Tendências tecnológicas e nova parceria

A TV digital em 3dimensões (HDTV-3D) foi a grande tendência destacada nesta edição da NAB, segundo o gerente Técnico do ICC-Hardware, professor Luciano Leonel Mendes. Fabricantes apresentaram suas soluções para captação de imagens, edição, codificação de vídeo. Na área de radiodifusão, a tecnologia de Redes de Frequência Única (Single Frequency Network - SFN) foi o destaque. A SFN é uma rede em que um número de transmissores opera na mesma frequência. A tecnologia adotada pelos padrões europeu (DVB-T) e americano (ATSC) de transmissão digital apresentava problemas, não funcionando da forma esperada, segundo explica Mendes, acrescentando que a feira mostrou que as soluções já vêm sendo apresentadas por diversos fabricantes.

Desde o ano passado, por meio de uma parceria com o Inatel, a Linear realiza transmissão digital de sinais operando em rede de frequência única. O sinal é transmitido na frequência de 707 MHz e exibido pelo canal experimental da Band (53UHF).

A participação em eventos de nível técnico fora do país faz parte de uma estratégia de internacionalização do Inatel. Para Mendes, feiras como a NAB servem como referência para nortear o trabalho dos desenvolvedores, pois apontam tendências, apresentam desafios e mostram novas funcionalidades tecnológicas. "Isto é importante para o contato com nossos clientes, que muitas vezes não sabem ao certo das funcionalidades possíveis. Cabe a nós ressaltarmos isso a ele de forma a torná-lo mais competitivo", explica.

Além disso, possibilita o contato direto com empresas do exterior, facilitando novas parcerias, como ocorreu neste ano. O Inatel fechou uma parceria com as empresas UBS (Unique Broadband Systems), empresa canadense que atua com broadcast e a Axcera, empresa norte-americana de comunicação digital, para desenvolver tecnologias de suporte à TV digital.

"A iniciativa do Sindvel em reunir as empresas de Santa Rita em um pavilhão é muito positiva, pois aumenta a confiança em nossos trabalhos, facilitando a promoção de nossa competência", conclui.