Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Diretor de Redes da Vivo traz filho para conhecer o Inatel


imagem_-_inatel_-_diretor_da_vivo_apresenta_o_inatel_para_o_filho_-_foto_01No dia 14 de janeiro, o diretor de Redes da Vivo, Paulo Emídio Faria, levou o filho Rafael Foratto Faria para conhecer o campus do Inatel. Rafael tem 20 anos, é estudante de Engenharia Química, mas decidiu mudar de faculdade e se inscreveu para o Vestibular de Verão do Inatel, para o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações. As provas ocorrem no dia 06 de fevereiro, no campus da instituição.

Segundo Rafael, o interesse pela futura profissão surgiu a partir da observação do trabalho do pai. "Acho que vou gostar e encontrar o que não encontrei no curso anterior", justifica a mudança. As expectativas quanto ao mercado são positivas: "Telecomunicações é uma área que tende a crescer cada dia mais", acredita. Por que o Inatel? Ele explica: "O nome já diz tudo: Instituto Nacional de Telecomunicações. Meu pai estudou aqui e sei que é um bom curso. Tenho certeza de que é o melhor", avalia.

Natural de Paraisópolis, Paulo Emídio Faria é ex-aluno do Inatel da turma de 1978 e diretor de Redes da Vivo há seis anos. Como atribuições, ele é responsável pela engenharia e operação da rede da empresa para o Estado de São Paulo e pelo backbone nacional de transmissão e backbone IP para todo o país. (Backbone - em português, espinha dorsal, infraestrutura que centraliza todas as informações de uma operadora. O backbone IP garante o escoamento de todo o tráfego IP - vídeo, voz e dados - da operadora). Segundo Faria, a Viva tem hoje mais de 50 milhões de clientes.

O engenheiro diz que apoia a decisão do filho. "Eu apoio muito e tenho orgulho de saber que ele está escolhendo estudar no Inatel, porque aqui ele está bem instalado, está na melhor escola", atesta.

Na avaliação de Faria, o mercado de telecom está aquecido e continua em crescimento. Segundo ele, o profissional tem muitas opções, podendo atuar nas indústrias de telecom, na parte de eletrônica e computação; nas operadoras de TV e de telecomunicações; nas áreas de TI; junto aos fabricantes de aparelhos para funcionamento da rede e fabricantes de aparelhos de TV e celulares; na área biomédica; existindo ainda a possibilidade de seguir carreira acadêmica ou de tornar-se um empreendedor, abrindo seu próprio negócio, pois, acredita Faria, há espaço para novas empresas e produtos. "É um mercado muito grande. Basta ver a diversidade das empresas de Santa Rita do Sapucaí. Quem está saindo de uma escola como o Inatel pode escolher para aonde ir", diz. Ele acrescenta o fato de que muitos engenheiros vão atuar no marketing das corporações. Os engenheiros com especialização em administração, economia e gestão, de acordo como ex-aluno, são os mais buscados, porque têm a visão da tecnologia e do negócio.

Para quem quer seguir a profissão, a dica é estudar muito, pesquisar e gostar do que faz. "Eu insisto que resultado profissional se consegue tendo prazer naquilo que se faz. O profissional bom é o que está disponível e que estuda", conclui.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800