Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel representa o Brasil em Simpósio Internacional de TVD

simp._bxaNa primeira quinzena de julho, o Inatel representou o Brasil durante o 4º Simpósio de Telecomunicações ‘La Televisión Digital em El Peru - Impactos Y Desafios', evento promovido na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru.

O Simpósio teve o objetivo de analisar e debater a implantação do sistema digital na televisão peruana, analisando os aspectos técnicos, as características e demais experiências obtidas em outros países com esse sistema, bem como seu possível impacto na sociedade do país.

Esta participação atendeu ao convite do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos - DCT do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE-DCT), por intermédio do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

"O convite para participarmos de eventos internacionais sobre a implantação da TV Digital em outros países é reflexo direto da contribuição que o Inatel tem manifestado, desde os primeiros momentos, à implantação da TV Digital no Brasil. Agora que começa a se tornar uma realidade, o Inatel continua participando fortemente do cenário brasileiro para sua consolidação, colaborando com diversas empresas e outras instituições de P&D&I no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que possam permitir o rápido avanço da TV Digital em todo o país, bem como para outros países", afirma o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques.

Na ocasião, o especialista do Inatel Competence Center - ICC, o engenheiro Juliano Silveira Ferreira como representante oficial do Instituto, fez uma breve apresentação, cujo tema foi ‘Cooperação Governo - Instituições de Ensino e Pesquisa - Empresas. A contribuição do Inatel no desenvolvimento da TV Digital Brasileira'.

Para Ferreira, a participação foi positiva. "O Inatel é tido como referência na área de pesquisa em TV Digital, por isso do convite do Ministério das Relações Exteriores ao Instituto. Assim, tivemos a oportunidade de falar acerca da nossa expertise na área e, por conseguinte, dos resultados apresentados ao Governo Federal. A experiência foi gratificante", afirma o especialista.

Segundo ele, durante o Simpósio, representantes da Pontifica Universidade Católica (PUC) do Peru, avaliaram o aspecto social com essa implantação no país. "De igual forma ao que acontece no Brasil, há uma preocupação de utilizar essa nova tecnologia para difundir e aprofundar os trabalhos na área social. Durante as apresentações ficou visível o respeito e a influência positiva que o Brasil possui nesse setor", conclui.

A tecnologia escolhida pelos peruanos foi o Sistema Integrado de Radiodifusão Digital (ISDB-T), o padrão nipo-brasileiro, adotado pelo Brasil. O Peru, depois do Brasil, foi o primeiro país latinoamericano a adotar o padrão nipo-brasileiro de TV Digital.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200