Hélio Costa destaca importância do Inatel e da Linear na criação do Sistema Brasileiro de TVD

Empresários e trabalhadores de Santa Rita foram enfatizados pelo Ministro

ministro_das_telecomunicaes

Acompanhado dos diretores da Linear, Carlos Fructuoso e José de Souza Lima, além do deputado federal Bilac Pinto, o ministro Hélio Costa se reuniu com o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve em Santa Rita do Sapucaí, na tarde do dia 25 de junho, à inauguração da Emissora Experimental e Científica de TV Digital da Linear e destacou a importância do Inatel e da Linear nas pesquisas que propiciaram a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital - SBTVD. "Eu acredito que Santa Rita deu uma contribuição extraordinária para o processo, na verdade, acredito que Santa Rita vem dando uma contribuição à eletrônica brasileira há muitos anos, graças à criação do primeiro instituto de tecnologia em Minas Gerais, e que é hoje uma referência internacional", afirmou.

"Eu fico é muito grato, em especial ao Inatel, quanto às empresas de Santa Rita, em especial a Linear. Porque no momento em que nós precisamos sair do Brasil e levar para os países da América do Sul a certeza de que nós estávamos no caminho correto, de que nós tínhamos competência para produzir equipamentos da TV Digital de alta qualidade. Eu percebo que Santa Rita mostrou que está qualificada para isso. E foi fundamental para nós. O que conseguimos hoje no Brasil, na América do Sul e esse sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e até na Ásia é fruto, evidentemente, da persistência, mas, da competência dos empresários e dos trabalhadores de Santa Rita", enfatizou Hélio Costa.

O consórcio

Em 2004, o Inatel formou um consórcio para participar do edital que selecionou projetos para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital, no tema Transmissão e Recepção, Codificação de Canal e Modulação. O Instituto participou juntamente com outras instituições que foram habilitadas através de credenciamento junto à Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. O consórcio formado pelo Inatel contou com a Unicamp, Instituto Genius, Universidade Federal de Santa Catarina, CEFET/PR, ITA e as empresas Gradiente e Linear Equipamentos Eletrônicos.

Segundo Costa, o padrão brasileiro já está em operação em 23 capitais e, até o final de 2009, as outras quatro capitais restantes serão atendidas. "Até lá teremos, também, mais 50 cidades pólos importantes transmitindo o sinal digital", garantiu.

Na América Latina

Ainda, de acordo com o ministro, vários países da América Latina já demonstraram interesse pelo SBTVD, um dos mais avançados do mundo. "Na América Latina, o Peru já aderiu ao sistema brasileiro", disse. Lá, além de ser responsável pela realização de um curso de formação profissional, em parceria com a Universidade Ricardo Palma - URP, em Lima, o Inatel terá papel importante no apoio à criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em TV Digital. Uma comitiva peruana já visitou o Inatel em maio para fechar os acordos de cooperação acadêmica.

Inauguração

Na Linear, o ministro Hélio Costa foi recebido pelos funcionários da empresa, autoridades municipais, empresários do Vale da Eletrônica e políticos de diversas cidades da região, do Governo de Minas e da União. Após pronunciamento do empresário Carlos Fructuoso, diretor da Linear, e do deputado federal Bilac Pinto, o ministro Helio Costa fez uso da palavra, descerrou a placa comemorativa à inauguração e foi homenageado pelos também diretores da Linear, empresários José de Souza Lima e Robinson Gaudino.