Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

“Inatel é um exemplo a ser reproduzido por outras instituições”, afirma presidente da CAPES

visita_capesNo dia 15 de junho, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES, Jorge Almeida Guimarães, disse que o exemplo de empreendimento eficiente que encontrou no Inatel deve ser reproduzido por outras instituições do Brasil e também de outros países. "Aqui, o aproveitamento de todas as potencialidades de nossos jovens proporciona uma profunda interação entre o trabalho acadêmico, a pesquisa e as empresas", a afirmação aconteceu durante sua visita ao Instituto, ocasião em que conheceu toda a estrutura do campus e projetos em andamento.

Integrando a comitiva do Dr. Jorge Guimarães também participaram da visita ao Inatel o diretor científico da Fapemig, Dr. José Policarpo Gonçalves de Abreu; o assessor da presidência do Inmetro, Dr. Eloi de Souza Garcia; o representante de Área das Engenharias III na CAPES, Dr. Nei Yoshihiro Soma; o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fapemig, Paulo Kleber Duarte Pereira e o assessor da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Osmar Aleixo. Recebidos pela diretoria do Inatel, os visitantes foram conduzidos à Sala Prof. José Nogueira Leite, onde assistiram apresentações sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição.

O diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, deu as boas-vindas e destacou a importância da CAPES à formação da mão-de-obra altamente especializada que o Inatel disponibiliza para empresas do Vale da Eletrônica, do país e também do exterior e convidou a todos para assistirem a exibição do filme institucional.

Posteriomente, passou a palavra para o presidente da Finatel, professor Dr. Adonias Costa da Silveira, que fez exposição sobre o Pólo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações, projeto do Governo de Minas com participação do Inatel e que está sob sua responsabilidade.

Na sequência, o vice-diretor do Inatel e pró-diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Dr. Carlos Roberto dos Santos, fez um breve relato da atuação da Instituição nas áreas de Pesquisas e Iniciação Científica, abordando principalmente os cursos de pós-graduação e mestrado dos quais é o coordenador.

Por sua vez, o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, prof. Marcelo de Oliveira Marques, apresentou os projetos desenvolvidos pelo Inatel Competence Center - ICC, destacando as parcerias e o apoio dos Governos Estadual e Federal.

Presença

Dr. Jorge Guimarães iniciou seu pronunciamento apresentando histórico da CAPES, que nos seus 58 anos de atuação tem como principal atribuição fomentar a formação de recursos humanos. Também ressaltou que o Inatel tem como ênfase a qualificação de recursos humanos ao oferecer os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, com significativos investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento e que, tendo isso como alvo principal, o Instituto consegue aceitar desafios do setor industrial que de outra forma outros seguimentos não conseguem fazer. "Estou muito impressionado. Acredito que os investimentos que o Governo Federal, Estadual e as Agências de Fomento do Governo Federal e do Estadual têm feito estão muito bem aplicados aqui", ressaltou.

Para Guimarães, a CAPES tem atuado no sentido de colaborar para com a concepção do Inatel e que, seguramente, muito mais tem a fazer. "Nós temos estimulado, mais recentemente, projetos de indução de parcerias com órgãos do Governo Federal, com Ministérios. Faremos aí uma nova investida na área de TV Digital e, obviamente, o Inatel será um dos principais clientes desse novo modelo", concluiu.

Juntamente com a diretoria do Inatel, o presidente da CAPEs foi recebido também pelo presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, pelo secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Rita do Sapucaí e também professor do Inatel, Pedro Sérgio Monti, pelo reitor da Unifei, Renato Nunes, pelo diretor da FAI, Aldo Morelli, pelos diretores da empresa Linear, Carlos Fructuoso e Robinson Gaudino, e pelo diretor da empresa TSDA, Fábio Pina.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200