Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel e Pró-Life estudam parceria para desenvolvimento de produto 100% nacional

Instituto e Pró-life desenvolverão projeto inovador de monitores de sinais vitais no País

topo_logoDesenvolver monitores de sinais vitais, com a mesma tecnologia e expertise dos atuais importados - os quais predominam no cenário nacional - é o intuito da parceria estudada entre a empresa Pró-Life e o Inatel.

As negociações, que começaram no início do ano, já dão início à segunda etapa, segundo afirma o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, prof. Marcelo de Oliveira Marques. "A parceria com a Pró-Life é emblemática para a nossa instituição, por tratar-se do primeiro grande projeto de desenvolvimento tecnológico relacionado à Engenharia Biomédica".

Marques comenta que a parceria fortalecerá o novo curso de graduação de Eng. Biomédica do Inatel, com início em 2010. "Essa parceria possibilitará, na medida do possível, abertura à participação dos nossos alunos, como estagiários e bolsistas, no desenvolvimento das soluções de software e hardware aplicadas ao projeto do monitor".

"Esperamos que a participação do setor de Engenharia Biomédica dos projetos de pesquisa e desenvolvimento do Inatel, cresça de forma significativa nos próximos anos, acompanhando a tendência da indústria nacional em produzir localmente equipamentos que, atualmente, são fornecidos com exclusividade pela indústria estrangeira", ressalta.

O pró-diretor ainda explica que os alunos atuais dos cursos de graduação em Telecomunicações e Computação, que vierem a participar do projeto, também poderão aplicar os seus conhecimentos e receber uma formação em uma área que possui um potencial de crescimento muito grande e, por conseguinte, fortalecendo a sua empregabilidade.

Pesquisa

Da mesma forma, o gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware do Inatel, prof. Dr. Luciano Leonel Mendes, afirma que estudos estão sendo feitos, no sentido de dispor do conhecimento utilizado pelos atuais fabricantes. "Esse tipo de equipamento é fabricado por países que contam com tecnologia altamente avançada, como no caso dos EUA e da China".

Segundo Mendes, quatro especialistas do Inatel Competence Center - ICC, passaram três semanas em Washington, nos EUA, conhecendo os processos de confecção dos softwares e hardwares utilizados. "Por intermédio de uma Consultora americana, tivemos oportunidade de conhecer com mais afinco o trabalho que vem sendo desenvolvido mundialmente. A experiência foi bastante positiva e acredito que conseguiremos desenvolver um trabalho acima do esperado", ressalta.

O gerente técnico ainda comenta que, tendo em vista o alto valor agregado do produto é prevista a confecção de um monitor por ano, pela Pró-Life. "Serão desenvolvidos três tipos de monitores, sendo um simples, um intermediário e outro com tecnologia avançada, o qual contará com sistema de gerenciamento e comunicação à distância", explica Mendes.

Pró-Life

A Pró-Life é uma empresa tradicional na área médica com mais de 17 anos de atuação oferecendo equipamentos com tecnologia de ponta e alto padrão de qualidade, sempre buscando inovações para o mercado brasileiro. Está entre as empresas com maior experiência internacional neste segmento específico, conhecendo a fundo o que há de mais moderno em monitorização e desfibrilação no mundo.

A parceria com o Inatel é estratégica para a Pró-Life em diversos sentidos. "O conhecimento em telecomunicações é crucial para os futuros projetos também na área médica e o foco em resultados do ICC, algo que buscamos constantemente, parece ser um ponto de destaque dentre as instituições acadêmicas brasileiras", afirma o diretor técnico da Pró-Life, Sílvio Bachega.

Segundo ele, a parceria com o Inatel poderá ser muito importante para a empresa, pois ‘poderá permitir o desenvolvimento de produtos específicos para o Brasil com possibilidades imensas de inovação e sucesso'

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800