Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel participa de projeto internacional de educação com União Européia

inatel programa erasmusO Inatel está participando de um projeto internacional, financiado pela União Europeia dentro do Programa Erasmus + Capacity Building in Higher Education, voltado para cooperação internacional estudantil. O projeto envolve nove instituições, três da Europa e seis da América Latina, e tem como objetivo promover a reestruturação de disciplinas acadêmicas com o intuito de trazer para dentro da sala de aula situações e problemas relacionados ao dia a dia, conforme a metodologia Working Life Connected.

O projeto começou no mês de janeiro deste ano e terá duração de três anos, com oito pacotes de atividades previstos, sendo que cada um será coordenado por uma instituição. A primeira reunião presencial de trabalho aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro, na universidade coordenadora do projeto, a Laurea University of Applied Sciences, que fica na Finlândia.

Segundo o vice-diretor e pró-diretor de graduação do Inatel, professor Guilherme Marcondes, que está coordenando a participação da instituição no projeto, nesse início está sendo feito um mapeamento das disciplinas que podem passar por essa reestruturação, bem como a identificação dos professores responsáveis por elas e, ao mesmo tempo, uma pesquisa sobre quais são as instituições e empresas que podem trazer suas demandas para serem trabalhadas. Essa primeira etapa está sendo conduzida pelo Inatel.

“Vamos receber ainda treinamento e orientação para redesenhar nossas disciplinas pensando em formas de interação com empresas, em como fazer um acompanhamento/avaliação e quais são as preocupações que temos que ter pra garantir o sucesso dessa ação. A universidade finlandesa será responsável por nos repassar sua experiência com esse tipo de atividade. Provavelmente, no segundo semestre já tenhamos a primeira disciplina piloto. O objetivo é que tenhamos essa experiência para depois reproduzir em outras disciplinas. Nosso plano é ter pelo menos uma disciplina reestruturada em cada curso”, explica o professor.

Para o coordenador do Núcleo de Estágios e Intercâmbio do Inatel, professor Bruno de Oliveira Monteiro, que também está à frente do projeto, a experiência que o Instituto irá obter, juntamente com o apoio de uma universidade Finlandesa, irá aprimorar e fortalecer ainda mais o conceito já praticado pelo Inatel na formação dos seus profissionais, que é uma preparação completamente alinhada com o mercado de trabalho.

O professor Guilherme ressalta que esta é uma ação que aproxima os cursos do mercado. “O Inatel já tem essa tradição de proximidade com o mercado e agora estamos dando um passo a mais de aproximação, não só nas interações de serviços que temos, mas também agora dentro da sala de aula, nas atividades acadêmicas. Isso não é novidade para o Inatel, mas é mais uma oportunidade de aumentarmos a exposição dos alunos das situações reais que eles irão vivenciar no mercado. Essa ação tem o potencial muito grande de melhorar os cursos e a experiência dos estudantes”, conclui.

Conheça as instituições que integram o projeto:

Laurea University of Applied Sciences (Finlândia)
Transilvania University of Brasov (Romênia)
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Universidad Autonoma de Encarnación (Paraguai)
Universidad Nacional de Itapua (Paraguai)
Faculdade Vale do Gorutuba (Brasil)
Grupo Educacional Unis (Brasil)
U.Experience (Brasil)

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.

HEIComp logo EN V Funded by the EU POS
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800