Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Instituto promove palestra sobre Novo Acordo Ortográfico

No último dia 12, o Inatel serviu de sede para duas palestras sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. O encontro foi uma parceria entre o Sistema Positivo de Educação e a Secretaria de Educação de Santa Rita do Sapucaí, com apoio do Inatel. Aproximadamente 150 profissionais da área, entre professores, coordenadores, diretores da rede municipal de Ensino e funcionários do Instituto participaram das palestras.

Apesar de já estar sendo adotado oficialmente desde 1º de janeiro deste ano, muitos profissionais ainda permanecem com dúvidas sobre as recentes mudanças na Língua Portuguesa.

As palestras foram ministradas pela educadora Silvane Aparecida Gomes. A palestrante, que já participou de vários eventos do gênero, pertence ao quadro de profissionais que compõem a banca examinadora do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.

Para a funcionária do Inatel, Joyce Adami Gomes, que atua há quatro anos na Biblioteca do Inatel, a palestra foi muito interessante. "Eu já havia lido algumas coisas sobre o novo acordo ortográfico, mas o encontro possibilitou que eu aprendesse coisas novas. Gostei bastante da iniciativa e espero poder participar de outros eventos desse tipo".

Joyce ainda ressalta que a palestrante conseguiu apresentar, de forma bastante agradável, a atuação do educador em sala de aula. "Apesar do encontro ser voltado aos profissionais da Educação, todos nós, pudemos aprender muito", finaliza.

Acordo

3O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos, ou seja, os que têm o português como língua oficial. Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras. Durante esse tempo, tanto a grafia hoje vigente como a nova serão aceitas oficialmente. A partir de 1º de janeiro de 2013, a grafia correta da língua portuguesa será a prevista no Novo Acordo.

Ainda há questões controversas, principalmente no que tange ao hífen em palavras compostas. Essas questões só serão esclarecidas com a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a ser publicado pela Academia Brasileira de Letras.

As mudanças são poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa possui, mas são significativas e importantes. Basicamente o que será sentido mais fortemente no dia a dia é o uso dos acentos e do hífen.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200