Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Defesa da primeira tese de doutorado marca consolidação do Stricto Sensu do Inatel

inatel tese doutorado 2021Na manhã do dia 8 de novembro, foi realizada a defesa da 1ª tese de Doutorado do Inatel. O aluno Mauro Alexandre Amaro da Cruz - que é de Angola e veio para o Brasil em 2015 para fazer Mestrado na instituição, dando início posteriormente ao Doutorado - apresentou os resultados de sua pesquisa An Enhanced Multi-Protocol Middleware Solution for Internet of Things, que consiste no estudo de uma solução de middleware multiprotocolo aprimorada para a Internet das Coisas.

A tese foi orientada pelo professor Dr. Samuel Baraldi Mafra e coorientada pelo ex-professor do Instituto e atual professor da Universidade Federal do Piauí, Dr. Joel José Puga Coelho Rodrigues. Além do professor Joel, fizeram parte da banca examinadora o professor do Inatel, Dr. Antônio Marcos Alberti, Prof. Dr. Plácido Rogério Pinheiro, da Universidade de Fortaleza, Prof. Dr. Victor Hugo Costa de Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará, Prof. Dr. Pascal Lorenz, da Université de Haute Alsace, na França, e do Prof. Dr. Jalel Ben-Othman, da Universidade de Paris 13.

O professor Samuel Mafra explica que este é um doutorado com dupla diplomação, graças a um acordo entre o Inatel e a Université de Haute Alsace na França, portanto, a orientação foi conjunta com o professor Pascal Lorenz. “Foi um trabalho que rendeu grandes frutos. O Mauro sempre foi bem dedicado à pesquisa e trabalhou de forma independente, fazendo tudo conforme o planejado. Ele também contribuiu com várias pesquisas do laboratório, ajudando alunos de graduação e mestrado no desenvolvimento dos projetos. Inclusive, orientamos juntos um TCC na engenharia da computação em 2020 que foi aprovado com louvores pela banca e rendeu uma publicação em revista. Esta tese foi a primeira defesa de Doutorado do Inatel, e isso nos deixa orgulhosos de poder fazer parte da história da instituição", destaca.

O vice-diretor do Inatel, professor Guilherme Marcondes, participou da apresentação e disse estar muito feliz por este marco. “É um grande prazer assistir a esse momento histórico para a instituição. É um momento muito importante para todos nós. Quero dar os parabéns ao Mauro e seus orientadores pelo trabalho e parabéns a banca pela condução da avaliação”, comentou.

Após a apresentação e avaliação da banca, Mauro comemorou a notícia de sua aprovação sem restrições. “Quando comecei o doutorado, estabeleci como objetivo concluir no ano de 2021, portanto sinto-me feliz por ter cumprido a meta que estabeleci para mim mesmo. O curso foi muito bom, agregou bastante valor ao meu crescimento profissional e pessoal. Existem pesquisas muitas boas no Inatel e tenho certeza que em breve teremos mais doutores”, avaliou.

Sobre o Doutorado do Inatel

O Doutorado em Telecomunicações do Inatel foi aprovado pela CAPES em 2018 e começou a ser oferecido em fevereiro de 2019. Ele é voltado a profissionais e pesquisadores que tenham interesse na área e possuam Mestrado em Telecomunicações ou áreas correlacionadas. As linhas de pesquisa disponíveis são Dispositivos de RF e Fotônicos para Telecomunicações e Redes e Sistemas de Telecomunicações. Com sua implantação, o Instituto passou a oferecer um ciclo completo de formação profissional, disponibilizando curso de graduação, especialização, mestrado e, agora, doutorado na área. Além disso, é o único curso do país específico em Telecomunicações.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800