Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Membros do Inatel ganham destaque em publicação técnica internacional

fachada_inatel300Na última semana, três profissionais do Inatel tiveram novo artigo científico publicado em um periódico de renome internacional. O texto de autoria dos professores Antonio Alves Ferreira Junior, José Antônio Justino Ribeiro e Wilton Ney do Amaral Pereira (ex-professor do Inatel) foi publicado na Microwaves & RF, dos Estados Unidos.

O periódico contempla temas relacionados com circuitos, dispositivos, equipamentos, teorias, entre outros, voltados para a área de Radiofreqüência e Microondas. Segundo o professor Antonio Alves, ‘esse é o terceiro trabalho da equipe publicado nesse periódico. Esse veículo tem grande circulação internacional, já existe há quase 50 anos e tem boa classificação nas avaliações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)'.

Na publicação do mês de abril, o artigo descreve o procedimento de calibração do equipamento analisador vetorial de circuitos para as medições das características e do desempenho de dispositivos transformadores de impedância para a faixa de radiofreqüência, com o objetivo de minimizar os erros na obtenção dos resultados finais.

As outras publicações do grupo ocorreram nas edições de março de 2007 e de janeiro de 2008. "A primeira disserta sobre uma técnica de projeto para dispositivos transformadores de impedância de faixa larga para radiofreqüência, apresentando a análise, a simulação e a comparação entre os resultados teóricos e experimentais", ressalta o professor Ferreira Junior.

A segunda publicação trata do procedimento de medição em linhas de transmissão bifilares torcidas para a faixa de radiofreqüência utilizando o analisador vetorial de circuitos. Essa medição atua no levantamento da impedância característica dessas linhas, bem como explicita cuidados a serem observados para minimizar possíveis erros de medição.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200