Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Venha se juntar ao time de Mestres e Doutores do Inatel

inatel mestrado doutoradoMais do que conquistar uma titulação, os alunos do Mestrado e Doutorado do Inatel têm a oportunidades de acompanhar e participar de pesquisas de destaque no cenário científico nacional e internacional. Além de estudos nas áreas de 6G e 5G, Tecnologias da Informação e Computação, Comunicações Ópticas, Rádio Cognitivo, entre outras, a instituição mantem projetos de cooperação com universidades e institutos da Itália, Holanda, Inglaterra, Finlândia, Espanha e Coreia do Sul para o desenvolvimento de tecnologias de ponta.

As pesquisas do Instituto tem grande influência nas definições dos Sistemas de Telecomunicações que são usados no Brasil. No passado, o Inatel participou das definições para a implantação da TV Digital e, desde 2013, atua no desenvolvimento de comunicações móveis de 5ª geração. Este ano, iniciou os estudos sobre 6G. “Estamos trabalhando para construir uma visão nacional de como deve ser uma rede 6G, quais os requisitos que essa rede tem que satisfazer para servir para a sociedade brasileira e como podemos colaborar com a definição desse padrão junto aos órgãos que definem essas tecnologias”, explica o professor Luciano Leonel Mendes, professor dos cursos de Mestrado e Doutorado da instituição.

Assista ao Webinar sobre Sistemas de Comunicação Digital com o professor Luciano e os ex-alunos Ivo e Mariana

Os ex-alunos Ivo Bizon Franco de Almeida e Mariana Baracat Mello atuaram nas pesquisas na área de Modulação Digital enquanto cursavam o Mestrado em Telecomunicações na instituição. Atualmente, Ivo faz Doutorado na Alemanha e Mariana continua os estudos no Inatel. Ambos não se arrependem de ter optado por seguir na área acadêmica, enquanto os colegas iam para o mercado, e admitem ter tido uma experiência muito enriquecedora.

“A carreira acadêmica dá a oportunidade de irmos fundo no estudo da Engenharia e embora tenhamos que focar em um assunto específico, precisamos estudar vários outros assuntos que estão relacionados a ele, o que nos dá uma formação bem abrangente”, comenta Ivo. 

“Poder se aprofundar em um assunto que você gosta e ainda contribuir de alguma forma para a Ciência é muito gratificante e que abre muitas oportunidades. Você pode atuar como pesquisador em uma universidade ou empresa, ou até mesmo, optar por seguir uma carreira fora do país”, pontua Mariana.

Ficou interessado?

O Inatel está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Os interessados podem se inscrever até 10 de julho no site inatel.br/mestrado-doutorado.

Nesse período, será realizada uma série de Webinars com a participação de ex-alunos e orientadores das diversas áreas de pesquisa desenvolvidas na instituição.

Confira a programação dos próximos webinars

A instituição proporciona bolsas-mensalidade tanto para alunos regulares com dedicação exclusiva ao curso, como oportunidades oferecidas pela Finatel, Capes, Fapemig e empresas parceiras.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800