Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel Competence Center é apresentado como modelo de sucesso em Fórum na Espanha

guilherme-icc300Atendendo ao convite da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais - SECTES, o Inatel Competence Center - ICC, através do seu gerente de software, Guilherme Augusto Barucke Marcondes, foi apresentado como modelo de sucesso no Fórum Euro-Latino Americano de Torino para promoção do desenvolvimento regional baseado na inovação, em Santiago de Compostela, Espanha, realizado entre os dias 1º e 3 de abril.

Em sua segunda edição, com o tema ‘Sistemas Regionais de Inovação: da Visão à Realidade', o Fórum de Torino (http://www.forumtorino.org) teve como objetivo favorecer o desenvolvimento de vínculos entre regiões inovadoras européias e latino-americanas que estivessem trabalhando em temas similares, para pensar oportunidades de colaboração e projetos conjuntos, envolvendo as regiões ou atores específicos como governos locais, universidades, associações empresariais, centros tecnológicos ou outras organizações.

No Brasil, os governos de Minas Gerais e de Santa Catarina estão associados ao Fórum, que conta ainda com a participação de países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália e México.

Sobre o ICC

Criado em 1985, o Inatel Competence Center é um braço do Inatel responsável por transferir ao mercado o conhecimento gerado no ambiente acadêmico, bem como desenvolver competências, serviços e soluções tecnológicas que atendam à demanda de seus clientes e parceiros. Estruturado em dois núcleos centrais: Desenvolvimento de Software e Hardware e Educação Continuada, o ICC realiza trabalhos nas áreas de treinamento, pós-graduação, desenvolvimento de software e de hardware, consultoria e ensaios e calibração de equipamentos.

Segundo Guilherme Marcondes, a participação no Fórum proporcionou ao Inatel a integração com outros centros de serviços tecnológicos. "Tivemos um workshop exclusivo sobre o tema e isso propiciou um rico debate técnico, além de oferecer condições para que pudéssemos estabelecer contatos com outras universidades, governos da América Latina e Europa e empresas, com perspectivas de negócios futuros", conclui.

O projeto do ICC que recebeu destaque no modelo apresentado na Espanha foi o do Centro de Referência em Software Embarcado, que é mantido em parceria com a SECTES e tem o apoio do Sindvel - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica.

"A nossa participação neste evento e a repercussão positiva da apresentação do modelo de parceria entre o Inatel e as empresas nacionais e multinacionais, bem como com os diversos agentes de desenvolvimento econômico e social, em especial o Governo de Minas Gerais, confirmam que o posicionamento de nossa instituição nas relações Academia-Governo-Mercado está no caminho certo e possibilitará um maior desenvolvimento de nosso Inatel", afirma o professor Marcelo de Oliveira Marques, pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800