Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel lota auditório em palestra que comemorou os 44 anos de sua fundação

palestra_denise_consonni_044300Com o tema ‘História da Engenharia das Comunicações: Personagens e Fatos' o Inatel lotou o Auditório Aureliano Chaves na tarde de 31 de março, em comemoração aos 44 anos de sua fundação.

A palestra, ministrada pela professora Dra. Denise Consonni, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, recebeu na platéia diretores, professores e alunos. Além de contar também com os alunos das escolas públicas participantes do Programa Cas@Viva - Responsabilidade Social, mantido pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações.

palestra_denise_consonni_012300No seminário, a prof. Dra. Denise mostrou que o avanço acelerado da tecnologia das comunicações é conseqüência de uma história rica em personagens e fatos, com marcos que constituem o resultado da curiosidade, criatividade, sorte, empreendedorismo, conhecimento e trabalho acumulados de muitas pessoas, bem como dos interesses sociais, políticos e comerciais de cada época.

Os participantes fizeram uma viagem através da História da Engenharia das Comunicações, escolhendo alguns personagens que se tornaram agentes de marcos importantes na sua evolução: Henry, Faraday, Maxwell, Heaviside, Wheatstone, Morse, Meucci, Graham Bell, Hertz, Lodge, Marconi, Tesla, Landell de Moura, Popov, Fessenden, De Forest, Armstrong, Baird, Arthur Clarke, Fourier e Shannon. De suas biografias foram extraídos os fatos e contextos que os tornaram os heróis dessa história, e promoveram o desenvolvimento do telégrafo, do telefone, da comunicação por fios e cabos, da comunicação sem fio, do rádio, da televisão, dos satélites artificiais e da engenharia da informação.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200