Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel é aceito em grupo internacional CDIO para a educação em engenharia

Os engenheiros das mais diversas áreas têm um papel fundamental no desenvolvimento de um país, por isso, a formação desses profissionais para atender a demanda de mercado é importante em todo o mundo. Para discutir e inovar as práticas da educação em engenharia existe o consórcio CDIO, que significa Conceive Design Implement Operate, ou seja, concepção, projeto, implementação e operação, conceitos essenciais para a prática da engenharia. A iniciativa é uma rede de cooperação internacional concebida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, referência mundial, e que a partir de agora também tem o Inatel como membro.

cdioA aprovação do Inatel como participante do CDIO saiu durante a Conferência latino-americana do CDIO, realizada de forma on-line no dia 18 de novembro. A apresentação do Instituto foi realizada pelo professor Carlos Ynoguti, coordenador do Núcleo de Métodos Ativos de Aprendizagem do Inatel. No Brasil há apenas dez instituições de ensino integrantes do consórcio.

O CDIO reúne escolas de engenharia de várias regiões do mundo para a troca de informações e práticas para o desenvolvimento de uma nova visão da educação, com aprendizagem ativa, trabalhando a busca de soluções baseadas em problemas e, assim desenvolver com os alunos os conceitos técnicos e também a capacidade de raciocínio, de comunicação e trabalho em equipe, habilidades tão importantes no mercado atual. “O Inatel já realiza várias das atividades exigidas pelo CDIO de forma independente, com o conceito de aprendizagem ativa, inovadora e com foco nas necessidades do mercado de trabalho. Agora, como membro do CDIO, vamos alinhar essas atividades com o objetivo desse grupo mundial, com troca de informações e atividades interligadas”, afirma o professor Ynoguti. A apresentação do Inatel no evento latino-americano destacou as iniciativas da instituição, com laboratórios modernos, grupos de pesquisa e estudos nas diversas áreas de ensino do Instituto, a Feira Tecnológica, o treinamento de docentes, além da proximidade do Inatel com o mercado através do Competence Center, que possibilita aos alunos terem a realização de estágio em grandes empresas na área de tecnologia e telecomunicações, dentro da própria faculdade.

Para o vice-diretor do Inatel e pró-diretor de graduação, Guilherme Marcondes, “trata-se de um passo importante para aproximação, ainda maior, dos cursos do Inatel com o que há de mais moderno no ensino da engenharia”.

O CDIO realiza eventos anuais para o debate de boas práticas de ensino de engenharia e para a troca de experiências entre as instituições membros. Esse ano, por conta da pandemia, os encontros foram remotos, mas os reflexos dessa rede de cooperação são aplicados em sala de aula, com impacto positivo para docentes, alunos e para o mercado.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800