Engenharia de Telecomunicações do Inatel é a melhor do Brasil

Telecom do Inatel foi uma das duas graduações do país com 5 Estrelas no Guia da Faculdade. Cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação do Instituto também tiveram destaque, com 4 estrelas. Com este desempenho, o Inatel é a quarta instituição brasileira com maior percentual de 5 estrelas entre os cursos avaliados.

INATEL CURSOS ESTRELADOS OUTUBRO 2020Os cursos de Engenharia do Inatel estão entre os melhores do Brasil, de acordo com o Guia da Faculdade, divulgado no dia 25 de outubro pelo Estadão e a startup Quero Educação, que avalia o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura das instituições. A graduação em Engenharia de Telecomunicações recebeu conceito excelente na avaliação e foi um dos dois cursos de Telecom com 5 estrelas em todo o país, o único privado. Os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Biomédica receberam 4 estrelas no Guia da Faculdade, conceito muito bom. Com este desempenho, o Inatel é a quarta instituição brasileira com maior percentual de 5 estrelas entre os cursos avaliados. “O resultado alcançado pelo Inatel no Guia da Faculdade é bastante expressivo. Todos os nossos cursos avaliados foram muito bem estrelados e nos coloca em posição de destaque no cenário brasileiro, o que gera mais oportunidade e visibilidade para todos nossos alunos. É momento de agradecer a toda a nossa comunidade que, ao longo de 55 anos, trabalha com muita dedicação na formação de profissionais de qualidade para o mercado nacional e internacional”, diz o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

O Inatel foi a primeira instituição do Brasil a oferecer uma graduação com foco em Telecomunicações, em 1965. Tem papel histórico e decisivo no desenvolvimento desta área tão importante, com a formação de milhares de profissionais altamente capacitados, além do desenvolvimento de serviços e pesquisas no campus de Santa Rita do Sapucaí, em parceria com centros de pesquisas e empresas multinacionais. “O curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel é não só o melhor do Brasil na área de Telecomunicações, mas está entre os principais cursos de Engenharia do país. Isso é motivo de muito orgulho e nos dá a certeza que estamos no caminho certo, em oferecer um curso diferenciado, que busca um aprofundamento em diversas tecnologias de telecomunicações, fazendo com os alunos conheçam todas as redes e sistemas de telecom na teoria e na prática e saiam preparados para o mercado de trabalho”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques.

Nas graduações de Engenharia Biomédica, 4 estrelas foi o maior conceito recebido no Guia da Faculdade e curso do Inatel é um dos cinco melhores avaliados no país. “É com muita satisfação que somos 4 Estrelas, a maior nota de cursos de Engenharia Biomédica no Brasil. Esse é o reconhecimento do esforço que a instituição faz para oferecer a máxima qualidade para os alunos, com metodologias inovadoras, laboratórios atualizados e modernos”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiano Valias de Carvalho.

O coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Alexandre Baratella, destaca que apenas 30 cursos dessa área foram estrelados no Guia, dentre mais de 200 existentes no país, e reforça o diferencial oferecido pelo Inatel. “Os laboratórios do Inatel possuem equipamentos de experiências e sistemáticas de última geração da indústria e nossos ex-alunos já são destaque em grandes empresas”.

Pelas regras do Guia da Faculdade, apenas cursos com turmas já concluídas participam da avaliação. Por isso, as graduações do Instituto em Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia Elétrica não receberam classificação. Foram 14 mil cursos avaliados pelo Guia da Faculdade, que contou com a participação de nove mil coordenadores e professores voluntários de ensino superior. Para o Pró-Diretor de Graduação do Inatel e coordenador do curso estrelado de Engenharia de Computação, Guilherme Marcondes, "é uma grande satisfação ter esse reconhecimento externo do trabalho desenvolvido pelo Inatel e um incentivo para continuarmos, cada vez mais, formando engenheiros competentes para o mercado”.