Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Equipe do Inatel vence primeiro campeonato virtual de mini sumô

inatel competicao robotica minisumo julho2020A equipe de robótica do Inatel – Robotbulls – foi a campeã do primeiro torneio virtual de robôs – categoria mino sumô - que se tem notícia no país, realizado no dia 25 de julho. O evento foi promovido pela RSM Robótica, de Mogi das Cruzes/SP, e reuniu 20 equipes do Brasil e outros países, mas cada um em sua cidade, respeitando as regras do distanciamento social devido à pandemia de COVID-19. O Inatel foi representado pelo aluno de Engenharia de Controle e Automação, Vinícius Lemos de Aguiar, que controlou o robô pelo celular no laboratório de robótica do Inatel, com o apoio do coordenador da equipe, professor Wanderson Saldanha.

Por ser a distância, a competição teve algumas mudanças da modalidade presencial, como o tamanho da arena, que foi um pouco maior para que os competidores pudessem ter uma área mais espaçosa para manobras. Além do posicionamento dos robôs. Além disso, nas disputas presenciais, os robôs são autônomos e dessa vez, foram os competidores que os operavam pelo aplicativo de celular. “Foi uma competição bem diferente. A tensão e concentração foram bem maiores por conta de ter que controlar o robô a distância. Senti saudade da torcida perto, marca registrada das disputas presenciais. Mas muitos acompanharam pela transmissão na internet e conseguimos mais esse título para a Robotbulls”, afirmou Vinícius.

Esse ano, a Robotbulls participa ainda da Competição Latino Americana de Robótica (LARC) 2020, que ocorre em novembro e será virtual também. O Inatel vai disputar as categorias futebol 2D Simulation e Very Small Size Soccer (VSSS), do qual é o atual campeão latino-americano.

Confira o vídeo dos últimos instantes da competição:

 

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade