Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Ninguém segura esses robôs! Robotbulls vai à luta mesmo a distância

Inatel RSMVirtual 20Jul20No dia 25 de julho de 2020, os apaixonados por robótica voltam a se reunir, cada um de sua casa e com celulares à mão para disputar o primeiro campeonato virtual de robôs que se tem notícia no país, promovido pela RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, SP. Com as Batalhas de Robôs presenciais canceladas até segunda ordem, para cumprir com as medidas de prevenção ao Covid-19, surgiu a ideia de incentivar os competidores a participarem de um torneio em que os equipamentos são controlados a distância e, como não poderia faltar, o Inatel estará bem representado por Vinícius Lemos de Aguiar da equipe Robotbulls.

O RSM Virtual será um campeonato de mini sumô disputado por meio de uma plataforma desenvolvida para controlar os robôs remotamente usando um aplicativo para celular, com toda estrutura e apoio da empresa que estará fisicamente no local e os competidores a distância com total controle de suas máquinas. “A RSM já tinha um sistema de gerenciamento de campeonatos, então criamos a conectividade e desenvolvemos um aplicativo para celular para adequá-lo ao campeonato virtual, o desafio foi integrar tudo isso em um mês. Estamos testando com todos os concorrentes para ajustarmos qualquer erro. Outro obstáculo era o delay (tempo de resposta do robô movimentando até a câmera do usuário) e superamos este desafio também por meio do hardware do robô” ressalta o idealizador do campeonato, Rafael Sergio de Mattos.

Inatel RSMVirtual Rafael 20Jul20Para o campeonato virtual alguns ajustes foram necessários, como o tamanho da arena que costuma ter 77cm nas competições tradicionais de mini sumô, o Dojô será de 1,10m para que os competidores tenham maior área de manobra. Os robôs são criações da empresa organizadora e o que realmente contará nesta batalha será a habilidade do operador, que estará há quilômetros de seu pequeno lutador (que contará com motor de 300rpm e bateria 550mAh - miliampére-hora).

(FOTO ANTERIOR À PANDEMIA)
Rafael Sergio de Mattos, proprietário da RSM Robótica, competidor assíduo das batalhas de robô e idealizador do RSM Virtual

Segundo Rafael, a disposição dos oponentes na arena também foi alterada para instigar ainda mais os lutadores, “diferente do que acontece normalmente nas categorias de mini-sumô, os robôs vão começar de lado, porque se forem colocados de frente irão se chocar e a luta termina rapidamente, dessa forma, conseguimos um pouco mais de locomoção dentro da arena".

"Essa será a primeira competição de Mini Sumô onde as equipes estarão em suas cidades e farão o controle de um robô remotamente. A equipe da RSM participa de todas as IRONCups e têm uma grande relação de amizade com a RobotBulls e o Inatel, é uma das poucas existentes que não estão ligadas a uma instituição de ensino. A RobotBulls estará nessa, estamos em preparação para a competição e temos expectativas de mais uma conquista” afirma o Professor Wanderson Eleutério Saldanha, Coordenador da Equipe de Robótica do Inatel.

E para integrar os alunos e simpatizantes da robótica nesse primeiro campeonato virtual será realizada a live “Mini Sumô de Robôs Virtual”, com Vinícius, representante do Instituto na batalha, Rafael da RSM Robótica e os professores Saldanha e Alexandre Baratella. Todos estão convidados a participar dia 22 de julho, 4ª feira, às 19h30, no Instagram do Inatel.

RSM“A competição de mini sumô será semi virtual porque temos um robô físico, que estará em Mogi das Cruzes e o controlaremos remotamente pelo celular. A competição envolverá 20 times, entre eles duas equipes estrangeiras, uma da Índia e outra da Argentina, está sendo ótimo para quebrarmos o gelo e matarmos a saudade das competições. Nossa preparação está sendo realizada em contato com a RSM, que nos deixa testar diariamente os robôs, a internet, ajustar e pegar prática com o controle” afirma Vinícius, integrante da Robotbulls que representará o Inatel no RSM Virtual.

De acordo com o estudante, os robôs do mini sumô tradicional são completamente autônomos e as equipes não têm controle sobre eles, mas nessa competição todas as ações serão controladas pelos operadores de forma remota. O estudante comenta ainda como está sendo o trabalho da equipe de robótica durante este ano de 2020, com o isolamento social, “continuamos os desenvolvimentos, mas somente via computador, desenhamos as partes mecânicas, fazemos otimizações nos códigos e tudo o que pode ser feito remotamente” relata Vinícius. “Não é porque não estamos participando de competições que vamos ficar para trás, quando os campeonatos presenciais voltarem, aplicaremos fisicamente as otimizações que fizemos por computador e estaremos com nossos robôs em alto nível assim que voltarmos ao campus do Inatel”.

 Assista a um dos testes de controle dos robôs feito a distância:

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade