Ah se os robôs soubessem as emoções que provocam...

Inatel IronCupFinal 01Mar20 5

Muito se tem falado sobre a inteligência artificial, as máquinas “conversando” entre si e ganhando espaço em indústrias e em nossas casas. A relação entre homens e robôs ganham a nossa imaginação, as telas de cinema e geram discussão sobre o futuro mercado de trabalho. O fato é: quem ainda não se acostumou é melhor rever seus conceitos porque nosso mundo será compartilhado com as máquinas. Será não, já é. E no último final de semana quem passou pelo Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, viu como essa convivência pode ser incrível.

A IRONCup, já considerada uma das maiores competições de robótica do Brasil, reuniu cerca de 600 estudantes vindos de várias regiões do país em 11 categorias. Durante três dias, jovens e robôs dividiram as atenções nas bancadas, campos e arenas. Foram meses de preparação para chegar até o momento mais esperado. E podemos “brincar” dizendo que, mesmo por pouco momentos, a primeira lei da robótica, criada por Isaac Asimov, não foi respeitada. Afinal, a lei diz que “um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal”. E nesses três dias vimos muitos seres humanos sofrendo por causa desses robôs. Mas também vimos o êxtase da vitória e da parceria de sucesso entre esforço e estratégia, entre homens e máquinas! E podemos afirmar que não há inteligência artificial que supere as emoções vividas pelos competidores e torcedores.

INATEL IRONCUP 2020 ENTAO TOMA FEVEREIRO 2020 72

Ah se os robôs soubessem o que provocam. “Estou tremendo de nervoso”, dizia o estudante antes da final da categoria futebol Very Small Size (VSS), que terminou com a equipe Robotbulls, do Inatel, campeã, após vencer por 12 a 2 a equipe do ITA.

A sensação é indescritível. Se os robôs pudessem sentir, acredito que não seria nem 1% da nossa emoção.

João Victor Gomes Ribeiro, do 3º período de Controle e Automação.

inatel ironcup robotbulls fevereiro 2020
Inatel ironcup robotbulls fevereiro 2020

A Robotbulls comemorou ainda mais. Além de campeões do futebol VSS, os estudantes e robôs levaram o terceiro lugar no sumô 3kg RC, e o primeiro lugar nas categorias mini sumô 500g e sumô lego, conquista inédita da modalidade mais antiga da equipe de robótica do Instituto. “Desde os 12 anos sou apaixonado pelo mundo das exatas e robótica. Hoje é um orgulho estar na equipe Robotbulls."

Trazemos para a prática o que vemos na sala de aula. Aplicamos a teoria de uma forma lúdica e vamos, no futuro, conseguir aplicar esse conhecimento para ajudar outras pessoas. Estamos brincando e aprendendo.

Fortes emoções também na decisão das categorias sumô 3 Kg auto e sumô 3Kg RC que garantiu aos vencedores o direito de participar do torneio mundial All Japan Robot Sumo Tournament, que acontece em dezembro em Tóquio, no Japão. As equipes da Riobotz, da PUC Rio, e TrincaBotz, do CEFET, de Belo Horizonte, foram as campeãs e garantiram a vaga.

Inatel IronCupFinal 01Mar20 22

Além de diversão, a competição garantiu aprendizados aos espectadores. Pudemos ver um pai explicando para o filho porque o robô aparentemente menor ganhou do mais robusto. “Nem sempre é a força que faz ganhar, mas a inteligência”. E tivemos a certeza que se depender da empolgação de quem estava participando ou assistindo às disputas, muitas edições da IRONCup estão garantidas. “Quando eu crescer eu vou batalhar aqui nessa arena”, garantiu o pequeno Lucas, de 6 anos.

Clique aqui e confira a classificação geral da IRONCup 2020.

Confira também a galeria de fotos da competição.

IWCA
A IRONCup 2020 precedeu a 8ª edição da Inatel Week of Control and Automation – IWCA, semana dos cursos de Automação do Instituto. Após a competição, os alunos e público em geral puderam conferir palestras, minicursos e demonstrações de soluções de robótica e automação. Confira as fotos da IWCA.