Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel se reúne com Governo, Anatel, Oi e Huawei para debater sobre Segurança Cibernética

Inatel Painel Segurança CibernéticaIIRepresentantes dos setores público e privado se reuniram para o primeiro debate sobre Segurança Cibernética no Inatel. Estiveram presentes José Gustavo Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação; Paulo Rodrigo de Moura - Assessoria Técnica da Presidência da Anatel; Ângelo Coelho - Diretor de Segurança da Informação e Cibernética da Oi e Atílio Rulli - Diretor de Relações Governamentais na Huawei do Brasil. O moderador foi o Coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações, Marcelo Oliveira Marques. 

Durante o encontro, os convidados falaram sobres os desafios de manter a segurança do cidadão comum, das empresas e dos governos que estão cada vez mais conectados. Diversos alunos interagiram com os painelistas com perguntas sobre as ações governamentais e corporativas para a proteção de dados e investimentos em Cyber Security.

O representante do Governo, José Gustavo Gontijo, enfatizou a importância de se conscientizar a população para se proteger de golpes e invasões. “Há uma necessidade muito grande de preparar o país para o que tem acontecido nos últimos anos, a adoção da tecnologia da informação e da comunicação aconteceu em uma velocidade absurda, ainda assim a maior parte do Brasil não está preparado para lidar com os riscos dessa tecnologia.”

Para Marcelo Oliveira Marques, Coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações, o intuito de promover tantos debates sobre o assunto e trazer convidados de peso do cenário de Tecnologia, Inovação e, principalmente, de Segurança da Informação, foi colocar os alunos em contato com pessoas que estão fazendo um país diferente, buscando desenvolvimento através da tecnologia.

O tema Segurança Cibernética esteve em destaque da Semana das Telecomunicações 2019, que além do Painel no dia 21, promoveu outro debate na manhã do dia 22 sobre o assunto, e também Minicursos sobre o Hacker Ético e Segurança Cibernética nas Telecomunicações. E ainda, empresas parceiras de longa data prestigiaram a Semana com palestras, como a Dassault e a Diamond.

Em sintonia com o lançamento da tecnologia 5G em Santa Rita do Sapucaí, foram realizados dois Shows Cases dos Laboratórios Woca e CRR. O Woca apresentou equipamentos exclusivos em todo país para medição do sinal 5G e ofereceu aos alunos a oportunidade de navegarem em uma internet 1000 vezes mais rápida que a usual. Já o CRR demonstrou as aplicações do 5G desenvolvido no Inatel para as áreas remotas, ambas apresentações aconteceram na Área de Convivência.

Para descontrair, o desafio Big Fone interagiu com os estudantes nos intervalos das aulas, com perguntas sobre a história do Inatel e das Telecomunicações, com prêmios motivadores para os vencedores.

E o CTF Inatel Telecom Challenge encerra as atividades da Semana, no sábado, 24 de agosto, em uma competição de hackers que devem superar obstáculos de segurança e vivenciar na prática a proteção de redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados. Os alunos participantes do desafio concorrerão a prêmios.

Acesse nos links abaixo as galerias de foto do Painel sobre Segurança Cibernética e da Semana das Telecomunicações.

Painel de Segurança Cibernética

Semana das Telecomunicações 2019

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800