Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Desafio de Cyber Segurança protegerá redes de telecomunicações de ataques hackers

Competição será realizada durante a Semana das Telecomunicações, que nesta edição traz a segurança cibernética como um dos principais assuntos durante palestras, workshops e minicursos

42211109320 4206feea29 kEm meio a tantas notícias em volta de casos de vazamentos de informações e invasões no meio virtual, o curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel promove pela primeira vez para alunos da instituição um desafio onde o objetivo é a proteção de ataques e invasões de hackers. O desafio será um dos destaques da Semana das Telecomunicações deste ano que trará em sua edição diversas discussões e debates sobre a segurança cibernética. A Semana contará ainda com palestras, workshops e minicursos entre os dias 19 a 22 de agosto.

A competição de Cyber Security, denominada de CTF_Inatel Telecom Challenge, será realizada no sábado, dia 24 de agosto e fará com que os alunos aprendam e testem seus conhecimentos sobre segurança de redes de telecomunicações e invasão de sistemas em um ambiente controlado. Os alunos terão que resolver na prática quatro desafios que envolverão simulações de invasão a redes de comunicações privadas.

Com a realização do desafio, os alunos poderão vivenciar na prática a proteção destas redes contra ataques, ameaças, violações e o uso não autorizado de dados. Os alunos participantes do CTF_Inatel Telecom Challenge concorrerão a prêmios. O primeiro colocado será contemplado com uma participação na iniciação científica no novo laboratório do Inatel, o CS&I Lab, do curso de Engenharia de Telecomunicações, voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas em Cyber Security e Internet das Coisas – IoT. As inscrições para os competidores estão abertas e devem ser realizadas no site oficial da Semana das Telecomunicações.

Para o Prof. Marcelo Marques, Coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel e Coordenador geral do CS&I Lab, a promoção de uma competição como esta, em que o aluno aprende, aplica e testa seus conhecimentos em uma simulação real dos aspectos relacionados a cyber segurança das redes de telecomunicações, possibilita não só um grande aprendizado, mas também, uma formação diferenciada ao aluno, levando-o a se destacar no mercado de trabalho.

ShowCase
O Inatel também preparou uma programação especial com showcases para o público que irá prestigiar a Semana das Telecomunicações. As pesquisas conduzidas pelo Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) e pelo Wireless and Optical Convergent Access (WOCA) serão expostas e o público poderá conhecer de perto os protótipos e os equipamentos utilizados pelos pesquisadores do Inatel.

CRR e 5G Range

Inatel 5G CRR Agos2017 8 telecom
Nesta demonstração, os participantes poderão ver o mais recente transceptor 5G desenvolvido no Inatel e que está revolucionando as aplicações nas áreas de agronegócios, com a oferta de uma cobertura de mais de 50 km com taxas acima de 50 Mbps. Interaja com a mais recente tecnologia em comunicações móveis do Inatel e veja qual será o futuro das Redes 5G no Brasil. O CRR pesquisa, desenvolve e implementa soluções para tornar as Redes 5G ainda mais atrativas para o cenário brasileiro. As atuais pesquisas, focadas no desenvolvimento de uma Rede 5G para áreas remotas, visa vencer todos os obstáculos para a verdadeira universalização do acesso à Internet.

RD Telecom
O 5G também estará presente no do Laboratório WOCA do Inatel. Os participantes terão a oportunidade de testar transmissões 5G da ordem de Gb/s baseadas em sistemas convergentes Fibra/Wireless e antenas de alto desempenho, desenvolvidas nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel. A apresentação contará também com um show-room de antenas e componentes de RF baseados em fotônica aplicados a 5G e radares para diversas faixas de frequência, incluindo ondas milimétricas (frequência superiores a 30 GHz).

Programação completa

43153288845 41707cb5fd z
A Semana das Telecomunicações também contempla muitas palestras, paineis e minicursos. As atividades desta edição foram divididas em trilhas. A cada dia, o participante poderá participar de ações voltadas para os temas de Simulação Eletromagnética, Conectividade Óptica de alto desempenho, Software na Engenharia de Telecomunicações e a Segurança Cibernética.

A participação nas atividades da Semana das Telecomunicações é aberta ao público. Para a participação nos minicursos os interessados devem se inscrever pelo site oficial da semana. Para as demais participações não há necessidade de inscrições. A programação completa da Semana pode ser consultada em www.inatel.br/semanadatelecom.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800