Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel promove congresso científico internacional e reúne representantes de 17 países

iwt_01A 3ª edição do IWT - International Workshop on Telecommunications, congresso científico promovido pelo Inatel, reuniu entre os dias 16 e 19 de fevereiro, na sede da Ericsson, em São Paulo, representantes de 17 países. Ao todo foram 52 artigos inscritos por pesquisadores de diversas áreas das telecomunicações.

Realizado pela primeira vez fora do campus do Inatel, o IWT/09 contou com a participação de pesquisadores vindos de países como, Canadá, África do Sul, Costa do Marfin, Tânzania, Nigéria, Emirados Arábes (Dubai), Vietnan, Coréia, Portugal, Austrália, Iran, República da Macedônia, EUA, França, Itália, Alemanha e, claro, do Brasil. Como destaque as palestras de Dr. Pascal Lorenz, professor da University Haute-Alsace/França, Dr. Roberto Saracco, diretor do Future Centre/Telecom Itália e Dr. Otto Strobel, professor da Esslingen University of Applied Sciences (FHTE)/Alemanha. O professor Dr. Carlos Alberto Ynoguti, presidente do IWT/09, fez a abertura oficial do congresso.

Também marcaram presenças o vice-presidente da Ericsson, Wellington Santos e o vice-diretor do Inatel, professor Dr. Carlos Roberto dos Santos. "A Ericsson está presente no Brasil fazendo negócios há mais de cem anos e com escritório estabilizado há mais de 85. Nossa história se mistura um pouco com a desse país e, porque não dizer, com a história do Inatel, onde nós fazemos essa parceria em prol das telecomunicações", comenta Wellington. Para o vice-diretor do Inatel, o IWT possibilita a interação entre os pesquisadores de diversas partes do mundo, fazendo com que as novas tecnologias se tornem disponíveis. "O Brasil é carente por eventos científicos desse porte e o Inatel tomou isso como prioridade e procura através deste congresso colaborar para o desenvolvimento do país", explica.

Histórico do IWT

iwtEm 1991 o Inatel, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências, informações e idéias entre empresas, engenheiros e pesquisadores brasileiros, criou a Semana de Optoeletrônica - SEMOPTO. Mais tarde, em 1998, o evento passa a ser bianual e internacional e recebe palestrantes da Alemanha, Chile, Canadá, Itália e França, bem como de especialista brasileiros. Em 2000 recebe o nome de Semana Internacional das Telecomunicações, mudando o escopo para incluir todas as áreas das telecomunicações. Finalmente, em 2004, passa a ser denominado de International Workshop on Telecommunications. Com a colaboração da Unicamp e também do IEEE-MG acontecem as edições de 2007 e agora 2009.

Para o professor Dr. Carlos Ynoguti, "o IWT, além de ser um encontro científico, serve também para temos uma visão mais clara do que a população espera dos estudos que nós pesquisadores estamos desenvolvendo". Já, na opinião do professor Dr. Otto Strobel, em sua terceira passagem pelo Brasil, além dos trabalhos apresentados a juventude dos pesquisadores também chamou sua atenção.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200