Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

31º Incitel mostra a importância da pesquisa científica aplicada na prática

inatel incitel apresentacoes 05 06 19 38Com o tema “Compartilhe seu conhecimento com o mundo”, a 31ª edição do Congresso de Iniciação Científica do Inatel, o Incitel, reuniu estudantes do Inatel e de outras faculdades que dividiram não só seus conhecimentos, mas também ações práticas desenvolvidas como parte de seus projetos, mostrando a importância da ciência na vida cotidiana.

De acordo com a coordenadora do Incitel, professora Rosanna Silveira, a Iniciação Científica é a porta de entrada para o universo da pesquisa, por isso, o Inatel está sempre buscando a melhor forma de realizar a orientação dos projetos e a condução das bolsas, para que o programa de IC continue tendo sucesso.

“O Congresso incentiva a pesquisa e motiva os jovens a se envolverem com o conhecimento e com projetos que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Acreditamos que é através da inovação que iremos melhorar o nosso dia a dia e, com certeza, dar melhores condições de vida à população”, destaca.

Um exemplo de pesquisa voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, apresentado durante o evento, foi a Mão Robótica. O projeto integra as pesquisa do CDTTA, e tem como objetivo a criação de uma prótese de baixo custo, com funcionalidades que permitam aos pacientes realizar movimentos meticulosos por meio da estimulação neuromuscular. A solução ficou entre as finalistas do BMEBioBrazil, competição de soluções tecnológicas para a área da saúde, realizado no último fim de semana.

inatel incitel apresentacoes 05 06 19 4Para o estudante Mateus Norberto Magalhães, que integra o grupo de pesquisa, participar do evento foi importante para consolidar todos os passos que foram obtidos no desenvolvimento do projeto. “Também é uma forma de despertar o interesse na Iniciação Científica que é uma das formas de desenvolvimento de novas tecnologias. A engenharia é uma área muito ampla, então os conhecimentos adquiridos em um curso podem ser aplicados em focos diferentes, como aconteceu nesse projeto”, explica o aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Já para Ana Beatriz Simões Fontana, que participou da primeira etapa de pesquisa da Mão Robótica também apresentada no Incitel, é gratificante ver o projeto tomando forma para se tornar uma prótese aplicável a qualquer pessoa. “Apresentar isso pra faculdade é muito interessante. Temos feito isso em várias feiras, inclusive na Fetin, e isso agrega muito não só como conhecimento, mas também para o desenvolvimento do projeto”, destaca a aluna que cursa Engenharia Biomédica.

inatel incitel apresentacoes 05 06 19 32Outro exemplo de pesquisa aplicada na prática foi o trabalho apresentado pelas alunas Taís Escobar Alves e Vanessa Swerts Esteves, que integram a equipe de monitores do projeto Programação 1.0. Desenvolvido pelo Inatel em escolas da região e outros estados, o projeto tem como objetivo despertar o interesse dos jovens para as carreiras de Tecnologia, por meio uma competição de Programação. “Mostramos um pouco sobre como é a nossa área para ajuda-los na escolha da carreira, porque quando se está no ensino médio, não sabemos como é a Engenharia”, explica Vanessa que cursa Engenharia de Computação.

Segundo Taís, a participação no Incitel foi muito importante porque elas conseguiram mostrar um pouco do trabalho que fazem nas escolas durante o ano. “É bem legal compartilhar nossa experiência com outros estudantes”, afirma a estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação.

O Incitel 2019 contou com 64 trabalhos em diversas áreas da Engenharia: Computação, Telecomunicações, Controle e Automação, Elétrica, Biomédica; e também nas áreas de Administração, Inovação, Matemática e Física. Os artigos foram apresentados em sessões técnicas e sessões palestras, ao longo dos dias 3, 4 e 5 de junho, no campus do Inatel.

Incitel 2019
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800