Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Professor do Inatel tem artigo publicado no IEEE

rausRevista é referência entre pesquisadores e acadêmicos da área de Telecomunicações

O professor do Inatel, Rausley Adriano Amaral, teve um artigo de sua autoria publicado no IEEE Transactions on Wireless Communications, uma das revistas de maior destaque entre pesquisadores e acadêmicos da área de Telecomunicações.

O artigo Bivariate Nakagami-m distribution with arbitrary correlation and fading parameters, publicado no volume 7, em dezembro de 2008, estuda um fenômeno físico denominado correlação, no qual é feito um modelamento matemático de um canal de comunicação sem fio através de uma distribuição chamada Nakagami-m. As aplicações são principalmente em comunicações móveis que utilizam duas antenas na transmissão e/ou recepção.

Para ser publicado no site da revista, o artigo passou por quatro revisores de diferentes países, todos especialistas no assunto e com experiência na área. Dentre os critérios avaliados por eles estavam: contribuição original, relevância na Engenharia, rigor matemático de análise e escrita.

De acordo com Rausley, que escreveu o artigo em co-autoria com seu orientador de doutorado, Michel Daoud Yacoub, da Universidade de Campinas, a edição do estudo reflete os cinco anos de pesquisa no assunto. "Não somente a publicação é importante, mas também o aprendizado de algumas técnicas desenvolvidas no processo", ressalta. Segundo ele, uma publicação de um artigo científico pode ter como principais objetivos o desenvolvimento de uma nova tecnologia e/ou o entendimento de fenômenos físicos que envolvem as comunicações. "Uma instituição de ensino deve estar envolvida com os dois aspectos. Os resultados práticos deste envolvimento serão percebidos nos cursos de graduação, iniciação científica, pós-graduação lato sensu e mestrado", avalia.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200