Novo laboratório conta com equipamentos de última geração doados pela Huawei

inatel lab networkO Inatel está dando continuidade este ano ao projeto de modernização de seus laboratórios e ambientes de estudo. O mais novo espaço criado, o Lab Network, será utilizado para ensino e pesquisa e conta com equipamentos de última geração, em especial, um conjunto completo de soluções fim a fim em tecnologias da informação e comunicação, doado pela empresa Huawei.

“A instituição está ganhando mais do que um laboratório. Está ganhando uma ala voltada para telecomunicações, conectividade, virtualização, tudo o que existe de mais moderno no mundo de TIC, que vai amparar todos os nossos cursos e programas. Nesse momento temos a participação da Huawei que vem somar, não só com o esforço acadêmico, mas também com o esforço de colocar o aluno mais próximo daquilo que há de mais moderno no mercado. Esse laboratório é o primeiro de vários outros que serão inaugurados este ano e temos a expectativa de que ele seja usado também por todo o complexo empresarial existente em Santa Rita”, destaca o diretor Carlos Nazareth Motta Marins.

O novo ambiente comporta equipamentos voltados para redes de acesso móvel, redes de transporte, virtualização, redes IP, ou seja, tudo o que existe em uma operadora de serviços de telecomunicações. “Temos nesse laboratório equipamentos de ponta, alguns que nem estão implementados na rede de telecomunicações nacional. Os alunos vão ter a oportunidade de trabalhar, estudar e praticar a criação, a simulação e a operação da rede dentro da faculdade, o que é extremamente importante porque vai dar capacidade para quem ainda está na academia, desenvolver conceitos que amanhã, durante a atuação no mercado, já terá vivenciando na prática”, aponta o VP de Serviços da Huawei, Luiz Gustavo Medeiros Queiroz.

O laboratório vai dar suporte aos professores das disciplinas de graduação, em especial do curso de Engenharia de Telecomunicações. Clique para saber mais sobre esse curso.

Também irá dar suporte às atividades práticas das áreas de pós e extensão, além de auxiliar na capacitação da equipe do Competence & Innovation Development Center (CIDC), centro de desenvolvimento da Huawei na instituição. “Os alunos que absorvemos no programa terão agora uma preparação muito mais hands on. Poderemos incorporar muito mais prática, garantindo uma formação muito melhor e fazendo com que eles possam ter conhecimento das reais demandas do mercado”, explica Mário Ferreira, gerente do CIDC.

A Huawei é parceria do Inatel há 16 anos, sendo a primeira instituição credenciada a treinar profissionais para certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy. Desde 2017, conduz em parceria com o Inatel o programa Fábrica de Talentos, pelo qual já passaram mais de 130 alunos, que já foram absorvidos pelo mercado, inclusive pela própria multinacional.

Inauguração Laboratório Network