Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empresa Júnior do Inatel mobiliza centenas de voluntários em campanha de Doação de Sangue

imagem_224300Em um exemplo de cidadania e de comprometimento com a realidade à volta, a Empresa Júnior do Inatel (CP2ejr) promoveu o Trote Solidário, que marcou a retomada das aulas, na semana de 09 a 13 de fevereiro. Os integrantes da CP2ejr, todos alunos da instituição, mobilizaram centenas de pessoas, entre calouros, alunos, ex-alunos, funcionários e população em geral em uma campanha de Doação de Sangue.

O Trote Solidário é realizado em parceria com o Núcleo de Orientação Educacional do Inatel e tem como propósito dar as boas-vindas aos universitários ingressantes, realizando uma integração entre os Calouros, Faculdade e Comunidade, promovendo, desta forma, interação, civilidade e responsabilidade social.

A campanha de Doação de Sangue contou com o apoio do Hemocentro de Pouso Alegre, que deslocou uma unidade para o Inatel. A meta de 160 doações - capacidade máxima trabalhada por dia pelo Hemocentro - foi atingida. O estoque irá reforçar o banco de sangue da entidade no período do carnaval, uma das épocas em que é mais requisitado.

O médico urologista e gerente técnico do Hemocentro de Pouso Alegre, Abrão Abboud Ibrahim, ressalta a importância da iniciativa. "Uma coleta de sangue grande como esta, numa véspera de carnaval, considerado um período crítico, é muito importante pra gente manter o estoque", comemora.

O Hemocentro atende 52 cidades e cerca de 830 mil habitantes. "Todo dia sai sangue em grande quantidade, principalmente para os hospitais de maior porte que atendem vítimas de acidentes e de armas de fogo, que são casos de urgência e que precisam de maior volume", explica.

Recém-formado, o ex-aluno de Engenharia Elétrica do Inatel, Amaury Bitencourt, foi buscar o diploma e aproveitou para fazer a doação. "Eu nunca tinha doado, achei tranqüilo, o pessoal atende muito bem. Se você pode salvar vidas, por que ficar sentado em casa sem fazer nada?", instiga, numa tentativa de mobilizar mais voluntários.

Luiz Gustavo de Campos Ferraz, calouro do curso de Engenharia Elétrica, participou ativamente da campanha. Integrou a blitz de conscientização na comunidade e fez a doação. Mesmo tendo sentido um pouco de mal-estar, ele diz que é normal e finaliza: "outras pessoas poderão se beneficiar de um ato seu. Doar sangue é uma atitude nobre e todos deveriam doar".
A campanha mobilizou, inclusive, moradores de cidades vizinhas como Bueno Brandão e Monsenhor Paulo. Marcos José Bispo, trabalhador rural de Monsenhor Paulo, foi ao Hemocentro de Pouso Alegre acompanhado de mais sete colegas que iriam doar sangue para repor o estoque do banco, que foi usado por um amigo. Ao serem informados de que a coleta estava sendo feita em Santa Rita, eles não hesitaram e seguiram para o Inatel. "Doar sangue é ajudar o próximo", disse o agricultor.

A coordenadora do Trote Solidário, Laís Moreira, diz que as atividades tiveram o rendimento esperado. "A campanha de doação de sangue foi um sucesso, conseguimos atingir a meta. Todos ajudaram bastante. Para a Empresa Júnior foi uma experiência extremamente importante. Além do compromisso e da satisfação de termos realizado o evento, agora sentimos que ajudamos diretamente a comunidade santa-ritense", comemora.

O diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, parabenizou a equipe organizadora. "Diante da onda de trotes violentos a que temos assistido, os alunos do Inatel dão exemplo de cidadania e responsabilidade social".

Doação de livros - A campanha de arrecadação e doação de livros, que também integra o Trote Solidário, já recolheu cem livros até o momento, entre os alunos, funcionários e comunidade em geral. Como a arrecadação continua na próxima semana, os organizadores estimam reunir até 300 exemplares, que serão distribuídos às escolas estaduais e municipais da zona rural de Santa Rita do Sapucaí, serviço para o qual contarão com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O Trote Solidário foi realizado de 09 a 13 de fevereiro. Entre as demais atividades desenvolvidas na semana, os calouros participaram do Rito de Entrada, quando foram recebidos pelo diretor e pelos professores, que os acompanharam em uma visita ao campus, de atividades de integração com os funcionários.

A doação de livros pode ser feita de 16 a 20 de fevereiro. Os livros podem ser entregues na portaria do Inatel.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800