Inatel realiza Curso sobre Licitações de Equipamentos Médicos no Rio

Curso Licitações Engenharia Biomédica RJ Fev2019 4O Inatel promoveu no Hospital de Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, um curso com aplicações práticas sobre licitações e editais de compra de equipamentos médicos. Com vagas esgotadas já na primeira semana de divulgação, o curso aconteceu no sábado, 23, e atraiu profissionais dos setores público e privado, das áreas de saúde, engenharia e administração hospitalar.

Foto: O ex-aluno do curso de graduação em Engenharia Biomédica, Walef Carvalho, foi o instrutor do curso

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação em Biomédica do Inatel, Filipe Loyola, um dos objetivos do curso é conscientizar os Engenheiros Biomédicos sobre a importância do trabalho com licitações e editais de compra, “mas o objetivo final realmente é promover a segurança do paciente e o bem-estar da comunidade, a partir da aquisição de equipamentos de qualidade, com manutenção preventiva e funcionamento correto” declara o Engenheiro e palestrante do curso.

Filipe conta ainda que a procura dos médicos pelo curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica é cada vez maior. “Como é comum os profissionais da saúde acumularem funções em hospitais e clínicas, eles precisam conhecer a fundo os equipamentos, pois eles acabam assumindo responsabilidades desde a compra até a operação dos aparelhos”.

A demanda por equipamentos médicos para tratamento e diagnóstico em hospitais e clínicas exige investimentos de alto valor e conhecimento técnico. E é nos processos de licitação que são detalhadas as especificações para compra, assim basta um erro na interpretação dos documentos ou na escolha do fornecedor para resultar em um grande prejuízo para a organização. Por este motivo, a Anvisa emitiu uma resolução exigindo que todo hospital tenha em seu quadro um profissional que gerencie a parte tecnológica.

Acesse aqui o texto da Anvisa sobre a importância da Engenharia Clínica para Gestão Hospitalar.

Desde 2006, o Inatel oferece cursos de pós-graduação em Engenharia Biomédica e em 2010 lançou o sexto curso de graduação da área no Brasil. No Rio de Janeiro, a pós-graduação é ministrada no renomado Hospital de Força Aérea do Galeão, onde as atividades práticas são realizadas em uma das melhores infraestruturas hospitalares do país. O Curso tem duração de 392 horas e, no momento, está com inscrições abertas.

Conheça um pouco mais o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica!
Curso Licitações Engenharia Biomédica RJ Fev2019 5

Turma com vagas esgotadas e lista de espera no Rio - Tema fundamental para gestão da área de saúde atrai profissionais de perfis diferenciados.

Curso Licitações Engenharia Biomédica RJ Fev2019 1

O Hospital de Força Aérea do Galeão, uma referência no país, é sede do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica no Rio de Janeiro.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br