Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Seção Estudantil ISA Inatel ganha repercussão mundial

inatel ISA reuniao presidenteAs ações desenvolvidas pela seção estudantil da ISA na instituição, ISA Inatel Student Section, ganharam força especial este mês. Após a participação do coordenador da seção, professor Egídio Neto, no encontro anual de líderes da ISA, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro em Montreal, no Canadá, o trabalho realizado nesses dois anos de existência ganhou visibilidade mundial e o resultado foi a aprovação para realizar uma edição dos jogos estudantis da associação no Inatel, no próximo ano.

Foto: O coordenador da seção estudantil ISA Inatel, professor Egídio Neto, com o presidente da ISA, Brian Curtis

“Nosso objetivo no encontro foi mostrar o que fazemos no Inatel para a comunidade mundial de líderes da associação. Em minha apresentação, mostrei nossa infraestrutura, nossas atividades e propus que, no próximo ano, o Inatel sedie uma edição do ISA Student Games, evento realizado todos os anos, no mês de março, na universidade de SAIT no Canadá. Conseguimos a autorização e a intenção é que os jogos sejam realizados no segundo semestre de 2019”, conta o professor.

A ISA (em inglês, International Society of Automation) é uma organização global sem fins lucrativos com mais de 40 mil membros em todo o mundo. Dentre suas ações, a principal é desenvolver padrões e normas para o setor de Automação, além de certificar profissionais, oferecer educação e treinamento, publicar livros e artigos técnicos e organizar conferências e exibições. Já as seções estudantis têm a missão de promover ações visando popularizar e difundir conceitos da área Automação em qualquer nível.

“No Inatel, nosso trabalho é atender a demanda dos alunos diante de qualquer necessidade relacionada ao setor. Realizamos visitas técnicas para os alunos vivenciarem o que acontece de forma prática, dentro de uma indústria ou empresa; promovemos minicursos e workshops sobre conhecimentos requisitados durante as entrevistas de emprego; e estamos criando atualmente dois grupos de estudos: um voltado para a área de Energias Renováveis e outro para a área de Indústria 4.0. Escolhemos essas duas áreas porque estão bastante em evidencia no mercado”, explica Egídio.

O Inatel foi a única instituição de ensino brasileira a participar do encontro anual de líderes e uma das quatro seções estudantis do mundo que estiveram presentes. “Vi que o que fazemos aqui na área de Automação está bem alinhado com o que está sendo feito em outros países. Discutiu-se muito questões relacionadas a Cyber Secutity, Computação em Nuvem, Análise de Dados, Big Data aplicado a Indústria, ou seja, as tecnologias habilitadoras de modo geral”, comentou.

Apresentação de artigos

inatel ISA artigoNa sequência do encontro, foi realizado o Congresso ISA@Montreal, em que os participantes do evento tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas. O professor Egídio apresentou dois artigos, desenvolvidos sob sua orientação e do professor Alexandre Baratella. O artigo “Development of a Network Analyzer for PROFINET Standard” é resultado do trabalho de Iniciação Científica dos alunos João Paulo Martins Semensato, Luiz Felipe Pereira Duarte, Maria Teresa de Carvalho Silva, Marcelo Augusto Vilas Boas e João Paulo Carvalho Henriques. A pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um analisador de redes industriais.

O artigo “Development of a Hybrid Digital Control System for a Temperature Plant” propõe a implementação de várias técnicas para desenvolver um sistema de controle de temperatura para uma planta industrial. Segundo Egídio, a pesquisa começou como um trabalho de IC dos alunos Eduardo Henrique Teixeira e Mariana Amancio Ferreira e evoluiu para um artigo científico, que foi validado como TCC da dupla, que agora está no 10º período do curso de Engenharia de Controle e Automação. Esse trabalho também contou com o apoio do professor João Paulo Carvalho Henriques.

 

inatel ISA equipe

Foto: Os pioneiros da ISA Inatel Student Section. Hoje a seção conta com 40 membros e se prepara para uma nova eleição. 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800