300 estudantes participaram da IRONCup 2018

O 3º maior evento de robótica do Brasil contou com mais de 120 robôs e estudantes de 8 estados

Inatel IronCup 2018 3Tecnologia, grandes disputas, rivalidade, networking e diferentes robôs, foi isso que pode ser visto no Ginásio do Inatel durante os três dias da Inatel Robotic National Cup – IRONCup 2018. O evento, que esteve em sua segunda edição, aconteceu entre 02 e 04 de março e reuniu mais de 300 estudantes dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A competição teve o apoio da RoboCore, uma empresa pioneira no desenvolvimento da robótica nacional e curadora das mais importantes competições nacionais, contou com a participação de 32 equipes que competiram nas 11 categorias como: Antweight, Beetleweight, Mini-sumo, Sumô LEGO, Sumô - 3 kg (Auto), Sumô - 3kg (R/C), Sumô LEGO Junior, Seguidor de Linha – Pro, Seguidor de Linha – Junior, Futebol - Simulation 2D e Futebol - Very Small Size.

“Eu me surpreendi muito pelo nível dos robôs que se apresentaram no evento. Vejo a cada competição as equipes evoluindo muito. E o mais legal, é a experiência que esses participantes adquirem, da oportunidade de pessoas novatas estarem em contato com grandes equipes que são campeãs mundiais interagir. Esse networking é muito legal”, ressaltou o sócio-proprietário da RoboCore Tecnologias, engenheiro Paulo Lanz.

Para o coordenador dos cursos de controle e automação do Inatel e organizador da IRONCup, professor Alexandre Baratella Lugli, a competição superou a expectativas. “Atingimos todas as metas de participação que tínhamos pré-estabelecido tanto para o evento, como também para nosso time. Acredito que esse evento tende a crescer cada dia mais”, comentou.

Classificação

Após muitas batalhas, os troféus foram entregues para os participantes.

Na categoria Antweight, onde dois robôs de até 454g lutam em uma arena blindada, sagraram-se campeões os robôs Colosso e Bacon da equipe Uai!rrior da Universidade Federal de Itajubá com o 1ª e 2º lugar respectivamente. O Sharkhai, da equipe ThundeRatz da Escola Politécnica da USP ficou com o 3º lugar.

No Beetleweight, também guerra de robôs de até 1,36 kg, tive como campeão a equipe RIOBotz, da PUC do Rio de Janeiro, com o robô Mini Puma. O segundo lugar ficou com o robô Bigode, da MinervaBots da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a equipe ThundeRatz, com o robô D'Arc conquistou a terceira colocação.

Inatel IronCup 2018Nas modalidades de Sumô, onde dois robôs autônomos ou rádio controlados entram em uma arena circular, similar a dos lutadores de sumo e o primeiro robô que empurrar o outro para fora da arena vence, a Robotbulls, do Inatel, conquistou o 1º e 2º lugar na categoria Mini Sumô com os robôs EliteBull e MiniBull. A terceira colocação ficou com o robô Zé Pequeno da MinervaBots.
Sagrou-se campeão do Sumô Lego a equipe ThundeRatz , conquistando com o robô ThunderBlock o 1º lugar e com o ThunderStruck o 2º. A Trincabotz do CEFET-MG ficou com o 3º lugar com o robô Legolas.
Já na categoria Sumô - 3 kg (Auto) a ThundeRatz conquistou o 1º lugar com o robô Moai, a RIOBotz ficou em segundo com o C3+ e a equipe da Estadual do Rio de Janeiro - UERJBotz ficou em terceiro lugar com o robô Catuaba. E na categoria Sumô - 3kg (R/C) o robô da ThundeRatz – Stonehenge também conquistou o primeiro lugar, seguido pelo robô C3 da RIOBotz e o Mareta da Escola de Robótica São Caetano.

No Sumô LEGO Junior, onde escolas do ensino médio competiram, a equipe GnORANGE, do Colégio G9 de Itajubá ficou em primeiro com o robô Marie Curie.

No Seguidor de Linha-PRO, onde o robô deve completar o percurso seguindo uma linha branca, a ThundeRatz com o robô Tracer teve o menor tempo, ficando em 1º lugar. O segundo foi a Robotbulls com o SpeedBull e o robô Sloth, da Project Neon da Federal do ABC conquistou o 3º menor tempo. No Seguidor de Linha- Junior, nenhuma equipe conseguiu validar tempo.

Nas categorias de futebol o Inatel dominou o pódio. No Futebol Simulation 2D a Robotbulls venceu a equipe Asimov do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. A terceira colocação ficou com a RoboCap da Universidade Federal de São João del Rei.

Inatel IronCup 2018 2E uma das competições com maior torcida foi a do Futebol Very Small Size, onde dois times teleoperados de três robôs se enfrentam em uma partida de futebol. A equipe da casa manteve o favoritismo de campeão Latino Americano e venceu a equipe Rinobot, da Federal de Juiz de Fora, com um placar de 13 x 3. A terceira colocação ficou com a equipe RobôCIn da Federal de Pernambuco.
A classificação geral pode ser conferida no site da RoboCore.
“Foi uma experiência muito boa participar da IRONCup, além da trocar experiência com o pessoal, o competir também foi muito legal. O que nos motivou a vim foi principalmente o ambiente de competição que aprendemos muito, adquirimos experiência e também nos preparamos. É interessante também, pois posso colocar em prática algumas coisas que aprendi em sala de aula e a entender como a teoria funciona.”, comentou o aluno de Engenharia da Computação da UFPE, Cristiano Santos de Oliveira.

“A competição é de longe o maior estímulo que posso dar aos alunos. Qualquer atividade que eu passe a eles não é tão interativa quanto uma competição assim. Essa rivalidade que existe é muito sadia, pois todos compartilham informações, todo mundo está querendo lutar, querendo que seu adversário participe da disputa, mas quando fecha a arena cada um vai dar o melhor de si para destruir o adversário. E isso que é legal, já que o que eles aprendem em três dias de competição é muito mais do que eles vão aprender em um mês estudando na universidade” , relatou o prof. de engenharia mecânica da PUC RIO, Marco Antônio Meggiolaro.

Confira as fotos da competição em nosso Flickr (Clique aqui