Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Incitel 2017 registra grande participação de estudantes

Inatel apresentações de artigos maio2017 24 edited edited

A 29ª edição do Incitel, Congresso de Iniciação Científica do Inatel, terminou no último dia 17 de maio com a participação de 292 alunos de instituições de várias regiões do país e a apresentação de 58 artigos científicos. Além de estudantes do Inatel e de universidades do sul de Minas, o evento contou com representantes do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Faculdade Estácio de Belém, entre outras.

A ação ocorre desde 1987 e tem como objetivo oferecer um ambiente de troca de ideias e experiências para os alunos do Ensino Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação, para a formação de novos cientistas nas áreas de Biomédica, Computação, Automação e de Telecomunicações.
Além da apresentação dos artigos técnicos, o Incitel 2017, contou com minicursos ligados às áreas de estudos disponíveis na instituição. Entre os temas estavam Sistemas de Controle, Tecnologia Assistiva, Python, 5G, IoT e Liderança. No total, 105 pessoas participaram das atividades.
A abertura oficial desta edição, contou com a participação da coordenadora e professora Rosanna Mara Rocha Silveira e do diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques. Na ocasião, o diretor recebeu os participantes e ressaltou a importância da iniciação científica na formação dos alunos e para a instituição.

De acordo com a coordenadora, o programa de iniciação científica tem como objetivo estimular os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
O recém-formado em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel, Matheus da Costa de Souza, foi um dos participantes do Incitel e pela quarta vez se apresentou nas apresentações nas sessões técnicas. “A importância de eventos como o Incitel está relacionada com a importância do método científico para a formação do engenheiro. Acredito que ao preparar um trabalho de iniciação científica, o estudante utiliza várias ferramentas e desenvolve habilidades que serão diferenciais em sua carreira, mesmo para os que não optam pela a academia. Acabei de me formar, mas já percebi que a capacidade de formular e validar hipóteses para solucionar um problema é uma habilidade muito requisitada na indústria”, comentou.

O participante apresentou um estudo das novas tecnologias de redes de alta velocidade. “Este ano apresentei uma palestra sobre o trabalho que publicarei no V Workshop de Comunicação em Sistemas Embarcados Críticos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos –(SBRC) sobre a primeira implementação que opera a 10Gbps de uma tecnologia no estado da arte criada no Brasil chamada KeyFlow”, explicou Souza.

As fotos da 29ª edição do Incitel estão disponíveis aqui

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800