Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Aluno do Inatel apresenta projetos em Fórum Global da OMS na Suíça

Os projetos apresentados por Walef Carvalho foram desenvolvidos na Fetin

Inatel Forum Suíça Walef mai2017 2Para discutir os desenvolvimentos da tecnologia assistiva, as conquistas que foram feitas no campo e os desafios de ampliação para atender países de baixa e média renda, é que o aluno do 7º período do curso de engenharia biomédica do Inatel, Walef Robert Ivo Carvalho está em Genebra na Suíça, participando do 3º Fórum Global da Organização Mundial da Saúde sobre Dispositivos Médicos.

Esse fórum reúne quase 700 participantes de 85 países entre representantes de governos, academias, indústria e ONGs. Lá, os principais e mais renomados profissionais de todo o mundo na área de dispositivos médicos estão compartilhando através de palestras, mesas redondas, apresentação dos trabalhos em pôster e de forma oral, estratégias da OMS sobre tecnologias médicas mais modernas e de impacto no mundo.

Inatel Forum Suíça Walef mai2017 3Walef, que foi selecionado como representante do sudeste brasileiro no evento, apresentou na manhã dessa quinta-feira, 11, o projeto Cadeira Ortostática Dinâmica – COD, para médicos e estudiosos da Sociedade Internacional de Órtese. Essa cadeira visa colocar um portador de deficiência física em posição vertical, deixando-o em pé, podendo ele se locomover por meio de um controle remoto ou por inclinação da cabeça. O projeto passou por uma reformulação e foi premiado na Feira Tecnológica do Inatel – Fetin em 2015 e em eventos acadêmicos pelo Brasil.

“Não consigo descrever esse momento! Participar desse fórum é a oportunidade que estou tendo de divulgar meus trabalhos e da minha equipe para os profissionais mais renomados do mundo”, comentou o estudante.

Inatel Forum Suíça Walef mai2017 4Outro projeto que o aluno irá apresentar através de pôster é o Neuro Carpet Test. O NCT utiliza a Neurociência associada à engenharia nos cuidado da Hidrocefalia de Pressão Normal – HPN. Essa doença é um tipo de demência reversível, caracterizada por alteração do andar e outras consequências. Um dos meios para sua detecção é a execução de um exame de avaliação da marcha, que mede o tempo gasto e os movimentos realizados durante o exame . O projeto NCT automatiza o exame e facilita os diagnósticos da doença, utilizando um software e um tapete sobre o qual o paciente caminha. O projeto também foi premiado na Fetin do ano passado e já está sendo utilizado em testes pela Associação Brasileira de Hidrocefalia de pressão Normal, uma organização ligada ao Hospital das Clinicas da USP, da qual os alunos passaram a fazer parte.

O aluno do Inatel se disse surpreso com a sua escolha para participar do evento .“Eu vi em uma página na internet que as inscrições para apresentar os trabalhos nesse fórum estavam abertas, me inscrevi, mas sem esperanças de ser aprovado pelo nível do evento. Eu fui chamado para apresentar meus dois projetos e fiquei surpreso e muito feliz com a oportunidade”. Walef também comentou sobre a sua missão pós-congresso. “Quando eu retornar ao Brasil eu vou ter uma missão de difundir o que eu aprendi aqui em alguma forma na minha instituição. Acredito que vou poder passar muitas informações importantes aos meus colegas”, finalizou .

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800