Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Criatividade, inovação e games marcaram a 10ª semana da Computação do Inatel

Entre as atividades, foram destaques a Play Games Exposition e o Coding, Pizza & Glory!

Inatel secomp 2017 3Tecnologia, criatividade, inovação, competição e troca de conhecimentos, assim foi a 10ª edição da Semana da Computação que movimentou o campus do Instituto entre os dias 03 e 07 de maio.

De 03 a 05 de maio foram realizadas quatro palestras ministradas por engenheiros que atuam em diferentes áreas de empresas renomadas como Adidas, Itaú, Embraer e IBM . Durante as palestras os engenheiros falando de suas tecnologias e mostraram as aplicabilidades da computação em vários setores.

A palestra de abertura foi feita pelo Diretor de TI da Adidas, Danilo Casarin. O argentino mostrou como a Adidas vem utilizando os recursos da computação para melhorar seu desempenho no mercado e também no atendimento aos clientes. Casarin destacou ainda sobre a importância da comunicação e sua participação na semana “Para mim, ter participado desse evento foi muito inspirador. Foi a primeira vez que eu falei para uma turma dessa faixa etária e eu acho consegui compartilhar um pouco do meu conhecimento. Eu acho que o que me ajudou a chegar onde estou hoje , além do conhecimento que adquiri na universidade foi ter um bom relacionamento. A gente não pode deixar de se comunicar com as pessoas, com os colegas, com clientes.”, disse.

Além das palestras, outra atividade oferecida aos alunos durante a semana foram os cinco minicursos ministrado por ex-alunos e profissionais do Inatel. Temas como linguagem de programação javascript, Python, IoT entre outros tiveram destaque. (Fotos)

Inatel secomp 2017 1Play Games Exposition

Os amantes de vídeo game puderam realizar uma viagem no tempo durante a Play Game Exposition. 20 consoles que marcaram época desde a década de 80 estão expostos e podem ser desfrutados pelos visitantes. Consoles como Atari 2600, Nitendo Entertainment System, Ebox, Playstation, Master Sistem , Mega Drive entre outros estão na exposição e chamam a atenção de todos que visitam a feira. (vejas as fotos)

A exposição segue aberta até dia 10 de maio, entre às 18h e 21h. A mostra está prédio da biblioteca do Inatel, no segundo andar!

Coding, Pizza & Glory!

Criar um “Novo Mundo”, essa foi a proposta dos organizadores aos participantes para o desenvolvimento de um game durante o Coding, Pizza & Glory - Game Edition!, o primeiro Hackathon de Games do sul de Minas que aconteceu entre os dias 06 e 07 de maio no campus do Inatel.

Nessa primeira Game Jam do Vale da Eletrônica, mais de 100 participantes se dedicaram durante 36 horas na criação de seus jogos. Ao todo foram apresentadas 19 propostas. “Foram 36 horas de desafios, porém, também de muita diversão para todos os participantes! Como foi bonito ver todos os grupos (19 no total), sem exceção, se entregarem de corpo e alma no desenvolvimento de seus games, e claro, com muita alegria e empolgação”, comentou o organizador, prof. Renzo Mesquita.

Não só de estudantes de engenharia foi feito esse hackathon. Professores, profissionais que já atuam no mercado, crianças e adolescentes também estiveram quebrando a cabeça para entregar um game ao meio dia de domingo, 07. Gabriel Romero, de 12 anos e estudante do 7º ano falou empolgado sobre sua 1ª participação em eventos desse porte. “Foi a primeira vez que participei e achei muito legal. Minha função no grupo foi ajudar na arte e na música do jogo, mas também ajudei nos teste. Na maior parte do tempo eu fiquei sem dormir para ajudar meu time. Meus pais toda hora estavam aqui para me ver participar. Aprendi muitas coisa e já estou pensando em participar da segunda edição do tanto que gostei”.

Inatel secomp 2017 2Quem também ficou empolgado com a participação foi o estudante de engenharia da computação do Inatel, Erick Braun Goecking, que comentou em uma rede social sobre o Game Jam. “Desafiador! Uma palavra que define muito bem a Game Jam 2017. Ao mesmo tempo surpreendente o resultado final. Foi fantástico ter participado com essa galera top das galáxias. Organização muito competente, equipe de mentores super capacitada (valeu mesmo pelos feedbacks) e galera que participou também são feras demais. Uma coisa é certa: Já podem contar comigo para as próximas edições”, disse.

Premiação

Após a avaliação dos mentores o game premiado foi o “Vinland” dos alunos da Universidade Federal de Itajubá- Unifei Ana Carolina Calháu, Nixon Silva,Will Saymon, Bruna Braga e Patrícia Costa. Já o voto popular escolheu o game “Holy or Deth” desenvolvido João Paulo Nakajima, Rinaldo Alípio Bueno e Barbara Bueno. “ A maior experiência é a amizade que fizemos aqui e a troca de conhecimento. Eu nunca tinha feito um jogo. Apenas soluções sem ser para jogos. Participar dessa experiência, superar desafios e limites foi tudo de bom”, disse João Paulo.

Os jogos desenvolvidos no 1º Coding, Pizza & Glory - Game Edition em breve estarão disponíveis, juntamente com todas as informações, para download no site do hackathon.

Confira as fotos do Coding, Pizza & Glory!

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800