Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel realizam maratona de educação empreendedora

inatel startupz2 abril 2017 126A entrada da escola já avisa: caminhando de mãos dadas com o mundo. E hoje, com certeza, cada uma das quase 350 crianças da escola municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, sentiu-se empoderada a mudar o mundo, nem que esse “mundo” seja ao redor delas. Elas foram desafiadas por cerca de 80 alunos do Inatel, com a orientação do Núcluo de Orientação Educacional (NOE), a buscarem soluções para problemas baseados nas 17 metas globais da ONU, como erradicação da pobreza e da fome, desemprego, desigualdade, meio ambiente, consumo responsável, entre outros. É a segunda edição do Startup Z, uma maratona de empreendedorismo social que, desta vez, integrou as atividades de recepção aos calouros do Inatel e contou com o apoio de um financiamento coletivo, com a participação de mais de 200 pessoas. “As crianças ensinam muito para gente. O carinho e a gratidão que recebemos é a melhor recompensa que podemos ter nesta experiência”, conta a aluna do Inatel, Cynthia Sá.

inatel startupz2 abril 2017 173As crianças de 11 a 15 anos foram estimuladas a refletirem sobre problemas do dia a dia. Elas quebraram a cabeça e usaram as melhores ferramentas que têm; espontaneidade e criatividade para apresentar soluções que talvez possam ser possíveis apenas na imaginação infantil, como um submarino inteligente que capta e separa os lixos do mar, e também ideias simples, mas efetivas, como um sistema funcional de coleta de lixo reciclável, uma rádio comunitária feita por estudantes e uma solução para auxiliar as pessoas a entrarem no mercado de trabalho. “Foi incrível. Eu aprendi muita coisa sobre mudanças climáticas e que pequenas atitudes podem evitar a poluição”, disse Cauã Souza, de 11 anos, que ganhou a simpatia de todos os mentores.

Enquanto os alunos trabalhavam com a mentoria dos calouros e veteranos do Inatel, os professores deles participaram de um workshop no campus do Instituto, com foco em novas metodologias, como lógica aplicada com recursos do dia a dia, usando papel, caneta e palitos de fósforo. A atividade foi conduzida pela professora Crishna Irion e apoio de monitores, alunos do Inatel. À tarde, os docentes voltaram para a escola municipal onde realizaram uma dinâmica, com a orientação de ex-alunos do Inatel, para o levantamento de problemas e soluções do dia a dia escolar. “Eu estou encantada. Acho ótima a ideia de motivar as crianças, usando o melhor da capacidade delas. Ações assim motivam a gente a trabalhar cada vez melhor com parcerias e ideias inovadoras”, disse a professora Vânia Ferraz, professora da escola há sete anos.

inatel startupz2 abril 2017 122Como uma maratona, o Startup Z2 teve projetos escolhidos como os vencedores por apresentarem as melhores soluções gerais. O primeiro lugar ficou com projeto Work Base, da meta 8 da ONU – trabalho decente e crescimento econômico; o 2º lugar ficou com a equipe do Robotech, que atende a meta 6 – água potável e saneamento, e o terceiro lugar foi a Fazenda Feliz, que atende a meta 3 da ONU – saúde e bem-estar. Mas, com certeza, todos saíram vencedores. Os voluntários, os professores, as crianças, os apoiadores do projeto que vão receber cartinhas feitas pelos próprios alunos, a sociedade. Porque a semente está plantada e, com certeza, vai continuar sendo cuidada porque o caminho para realizar e transformar está na educação. E quem pode vivenciar a experiência de hoje não tem dúvida disso.

Confira mais fotos no Flickr

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200