Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel participam do BioMedical Engineering Summer Course

SMPelo 12º ano consecutivo, alunos e professores do Inatel participam do curso intensivo BioMedical Engineering (BME) Summer Course, realizado na Jade University, localizada em Wilhelmshaven, na Alemanha. O curso foi dividido em cinco linhas de estudo e reuniu participantes de 15 países, entre Hungria, Espanha, Nepal, Irã, México, Turquia, Índia, Holanda entre outros.

Esse ano além do professor Francisco Eduardo de Carvalho Costa, participaram também os alunos de engenharia biomédica Ana Carolina de Sousa Ponchon, Fernanda Ferreira Tavares, Márcio Henrique Openheimer Beraldo , Walef Robert Ivo Carvalho e Gustavo Kreuzer Marengo, sendo que esse continua em intercâmbio no semestre.

Desde 2005, o Instituto possui um acordo de cooperação científica com a universidade alemã, o que possibilita os inatelinos a realizar as atividades promovidas anualmente pela instituição. A intenção é incentivar a interdisciplinaridade na área de Engenharia.
Ao fim do curso que durou 15 dias, os participantes apresentaram um pôster de conclusão das pesquisas que realizaram, onde deveriam comparar o que ocorre nos países de seus integrantes, de forma sistemática, abordando os pontos tecnológicos, político, moral e ético. O grupo composto pela Fernanda, Walef e um aluno russo abordou o tema Pele artificial. Já o grupo composto pelos alunos Márcio, Ana Carolina, Gustavo e uma aluna indiana falaram de doação de órgãos, o que garantiu o primeiro lugar aos alunos na apresentação. “Minha meta desde que entrei no Inatel era participar do Summer Course, e pude aproveitar muito essa experiência. Acredito que os conhecimentos que adquiri na instituição e também na Incubadora me ajudaram na apresentação e conclusão do trabalho, o que resultou nessa premiação”, ressaltou Márcio.

14365428 1054661811278130 939231117 nJá para a aluna do 8º período, Ana Carolina Ponchon, participar do Sammer Course foi a oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área e conviver com a diferença cultural “Essa experiência foi muito boa. Primeiro participar do curso como um todo agregou bastante em meus conhecimentos. Além disso, conviver com pessoas de diferentes localidades e culturas me fez enxergar a importância de saber outras línguas, o que me ajudará muito no mercado de trabalho”, disse.

Além do curso, também foram realizadas apresentações sobre o Inatel e projetos desenvolvidos no Instituto. O prof. Francisco apresentou a pedido do Organizador do evento o Prof. Dr.-Ing. Jürgen Legler o projeto da mão robótica, desenvolvido dentro do Inatel no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva - CDTTA. Depois o aluno Márcio Beraldo apresentou o projeto desenvolvido para a Fetin da cama hospitalar que atualmente está incubado e participa do Crowdworking Vale da Eletrônica. “Foram três semanas de muito trabalho onde, além de aprender novas técnicas, também pude apresentar os projetos que venho desenvolvendo na instituição. Foi muito bom, pois já consegui parcerias não só com a universidade da Alemanha, mas também com intercambistas de outros países que participaram do programa”, finalizou Márcio.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800