Parceria entre veteranos e calouros movimenta o rito de entrada do Inatel

O projeto “Sigam-me os Bons” visa à aproximação entre veteranos e novatos

Rito de Entrada Inatel 27Imagine-se chegar a uma nova faculdade, sem conhecer ninguém e ter que descobrir esse novo mundo sozinho. Para os alunos ingressantes do 2º semestre dos cursos do Inatel, isso já não é mais um problema. Dentre as atividades do Rito de Entrada foi realizado o projeto “Sigam-me os Bons”, o elo entre esses novos alunos aos estudantes que já cursam o Inatel.

De acordo com Eduardo Almeida, coordenador do Núcleo de Orientação Educacional (NOE) e responsável pelo Rito de Entrada do Inatel, a iniciativa desse projeto foi resgatar a união entre os alunos. “Isso que estamos provocando nos alunos já acontecia de modo natural em épocas anteriores, pois os alunos do Inatel conviviam mais extraclasses. De uns cinco anos para cá percebemos que essa conexão estava diminuindo entre os alunos e então passamos a pensar como poderíamos fazer para que essa interação acontecesse daí surgiu a ideia do apadrinhamento entre os estudantes e o projeto Sigam-me os Bons”, explicou Eduardo.

O “Sigam-me os Bons”, é um projeto que contou com apoio de alunos de diversos períodos que já cursam o Inatel, onde um veterano passa a apadrinhar um novato. Após um divertido “leilão de baixos” as duplas foram formadas e a partir de então os veteranos terão a responsabilidade de orientar e apoiar seus afilhados durante a adaptação e possíveis dúvidas sobre o curso ao longo de sua formação. “Quando você vem para cá sem ter conhecimento nenhum é um desafio e quando tem a chance de ser apadrinhado por alguém nesse período de adaptação é muito importante. Apadrinhar alguém é especial, pois você vai fazer por uma pessoa o que não fizeram por você. No início do meu curso ralei muito para estar aqui e com o “Sigam-me os Bons” eu pretendo tornar o caminho desses calouros mais fácil, auxiliando-os no que precisarem”, comentou João Pedro Magalhães Paiva, aluno do 7º período de Engenharia de Controle e Automação, que está apadrinhando dois bixos.

Para Laís de Souza, ingressante no curso de engenharia Biomédica, essa iniciativa irá ajudá-la na adaptação com a nova rotina e também com a cidade “Eu sou de Volta Redonda/RJ e lá o Inatel é bastante conceituado, por isso decidi vim fazer minha graduação aqui e esse projeto foi uma iniciativa muito interessante, pois, quando chegamos ficamos bem perdidos em relação aos lugares, matérias e ter alguém apara nos auxiliar é muito bom. E acredito que nos próximos períodos eu também possa apadrinhar alguém que esteja entrando no Inatel, como estou agora”, disse.

Rito de Entrada Inatel 9Além da interação com os alunos, o Rito de Entrada também foi a oportunidade dos pais se envolverem nas atividades de início do semestre. Na quarta-feira, 27, aconteceu a palestra “Motivasons para a vida”, ministrada por Wiliam de Oliveira, com participação do músico Zé Alexandre. Na palestra Wilian enfatizou a importância em se pensar no coletivo, em se usar a tecnologia a serviço de melhorias para a humanidade. Os pais e a comunidade puderam participar e dar depoimentos ao longo da palestra. “Eu achei muito interessante esse rito de entrada, pois nunca vi tanto envolvimento de uma instituição com alunos ingressantes e também com os pais. O Inatel acolhe os pais, fazendo-nos acompanhar o desenvolvimento dos nossos filhos durante o curso. É espetacular saber que posso fazer isso. Essas iniciativas confirmam o sentimento que eu e meu filho temos que fizemos a escolha certa para a vida dele”, afirmou Ana Olívia Pereira, mãe do aluno João Antônio Pereira Barbosa ingressante da Engenharia de Controle e Automação.

Outras atividades também fizeram parte do Rito de entrada. Além de conhecer a estrutura do Campus e ter uma inserção aprofundada nas atividades dos laboratórios, os calouros fizeram atividades nas quadras do Instituto com a participação das crianças do projeto Conexão Esportiva, puderam desenvolver um game, conhecer os projetos de robótica do Inatel em uma super integração envolvendo todos os cursos de Engenharia e Tecnologia e ter contato com parceiros do Inatel no guia de oportunidade, entre outras atividade.

“Esse contato que temos desde o início com os alunos deixam eles mais a vontade, desperta maior interesse em conhecer e saber mais sobre os cursos e o Inatel. Acredito que o apadrinhamento junto com o rito de entrada veio mesmo agregar valores a essa novidade que é o ingresso na faculdade.”, finalizou Ludimila Rocha Silveira, Orientadora Educacional do NOE.

Confira as fotos das atividades do Rito de Entrada