Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

10 motivos para estudar no Inatel

Ingressar em um curso superior é uma etapa importante na vida de qualquer um. Ter um diploma de uma faculdade reconhecida e conceituada faz toda a diferença na hora de ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira de sucesso. Mas escolher um bom curso em meio a tantas opções não é uma tarefa fácil. Para ajudar nessa decisão, listamos alguns motivos porque o Inatel é uma ótima escolha. Confira:

1 – Tem ensino de qualidade

inatel ensino de qualidadeO que você vai aprender durante o curso é, sem dúvidas, o principal fator a ser levado em consideração ao escolher uma faculdade. O ensino do Inatel alia as disciplinas básicas com o que há de mais novo em tecnologia. Com base em pesquisas feitas com ex-alunos e executivos de grandes empresas, os currículos dos cursos foram estruturados para preparar profissionais que atendam às reais necessidades do mercado. Com o apoio de núcleos específicos, a instituição oferece ainda atividades extracurriculares diferenciadas aos alunos durante todo o ano letivo, o que permite oferecer uma formação completa aos estudantes. Além disso, os alunos do Inatel têm contato com a carreira que escolheram desde o início do curso, por meio da disciplina de Introdução à Engenharia, que pretende mostrar um pouco do que será a vida do profissional depois de formado. A qualidade do ensino do Inatel é comprovada pelo MEC, que deu nota máxima à instituição em sua última avaliação.

2 – Tem um campus de tirar o fôlego

inatel infraestruturaPense em um lugar bonito, arborizado, que tem tudo que um estudante precisa a seu alcance. Assim é o campus do Inatel! Em seus 75 mil m2 de área, o Instituto abriga mais de 40 laboratórios equipados com tecnologias de ponta; biblioteca com mais de um milhão de títulos eletrônicos, além de extenso acervo físico; o maior e mais moderno teatro do sul de Minas e um amplo centro poliesportivo. As salas de aula são especialmente preparadas para o conforto dos alunos e possuem de recursos multimídia a sistema de ar condicionado. Os alunos contam ainda com vários espaços para estudos e descanso espalhados pelo campus. E o visual, nem se fala... É uma mistura de arquitetura moderna com um ar retrô. Só vendo de perto para entender do que estamos falando. #ficaadica

3 – Oferece oportunidades de intercâmbio e dupla-diplomação

inatel intercambioFazer um intercâmbio é, comprovadamente, uma experiência enriquecedora para qualquer estudante. O Inatel mantém parceria com universidades de vários países e oferece diversas vagas anualmente para os alunos. Os estudantes podem receber auxílio para a viagem pela IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience) ou pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Atualmente, há cerca de 20 alunos nos Estados Unidos, Alemanha, Irlanda e França e, no segundo semestre, outros estudantes devem passar pela experiência. A instituição também oferece oportunidade de obter a dupla-diplomação em algumas universidades estrangeiras.

4 – Permite aos alunos ganhar experiência ainda durante a graduação

inatel estagiarios qualcommPor ter uma área específica voltada para serviços e desenvolvimento de projetos e manter parcerias com grandes empresas, o Inatel proporciona uma grande proximidade dos seus alunos com o mercado. Ericsson, Qualcomm e Datacom são algumas das empresas que mantêm laboratórios exclusivos de PD&I dentro da instituição. Graças a essa integração academia-empresa, os alunos têm a chance de participar dos projetos por meio de estágios supervisionados e iniciar a carreira dentro da instituição onde estudam. Atualmente, da equipe de 300 especialistas do Inatel Competence Center, 79 são estagiários, em sua maioria alunos dos cursos de graduação da instituição. As parcerias na área de Treinamento também são um diferencial e viabilizam aos estudantes o acesso a capacitações e certificações importantes para as carreiras de Engenharia e Tecnologia.

5 – Acompanha as grandes tendências

inatel labsPreocupado em colocar os alunos em contato com as novidades do mundo da tecnologia, o Inatel investe na criação de laboratórios temáticos, visando ambientes propícios para a geração de ideais. Espaços destinados ao desenvolvimento de Games e Aplicativos, de soluções em Tecnologia Assistiva, de equipamentos em Robótica e de inovações em IoT (Internet of Things) são os ambientes existentes hoje na instituição. Esses laboratórios podem ser utilizados por alunos de todos os cursos de graduação para desenvolvimento de pesquisas e projetos. Antenado às tendências, o Inatel firmou este ano uma parceria com o Facebook para a criação de uma comunidade para colocar os alunos em contatos com as ferramentas e recursos que a rede oferece aos desenvolvedores. A instituição iniciou, também em 2016, o projeto de transformação do campus em um Smart Campus, que irá prover soluções em conectividade a todos os usuários.

6 – Além de engenheiro ou tecnólogo, você se forma empreendedor

inatel ideacaoO incentivo ao empreendedorismo é um dos pontos fortes da instituição. Por meio de um núcleo específico, o NEmp, são realizadas diversas ações e eventos destinados à formação empreendedora dos estudantes e ao estímulo à criação de startups. O Instituto possui uma Incubadora e uma Pré-Incubadora de Empresas, onde alunos e ex-alunos podem montar seu próprio negócio; um Laboratório de Criatividade, Ideação e Inovação (recém-inaugurado), para desenvolvimento de ideias, e ainda abriga o primeiro Crowdworking do país do Programa Telefónica Open Future - iniciativa desenvolvida em parceria com a Telefónica e a Ericsson para incentivo à inovação aberta. Dentre os eventos realizados na instituição com foco no empreendedorismo, os destaques são Startup Weekend Inatel, já na 3ª edição, e o Concurso de Ideias, realizados em parceria com grandes empresas.

7 - Dá oportunidade de colocar em prática tudo o que você aprende

inatel galeria fetin (t)As bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica financiadas pela FAPEMIG, CNPq e pela própria instituição, dão oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos que adquirem durante do curso. Permitem também desenvolver habilidades que serão fundamentais em sua carreira como organização, disciplina e capacidade de resolver problemas. Outra iniciativa para que os alunos possam praticar o que aprendem na graduação é a Feira Tecnológica do Inatel – Fetin, onde os estudantes têm a chance de expor seus projetos para toda a comunidade, servindo como vitrine para o mercado.

8 - É uma instituição que respira cultura

inatel culturaPor enxergar a cultura como um importante instrumento de integração social, o Instituto mantem um programa voltado para a realização de atividades de entretenimento voltadas para os alunos, professores e funcionários da instituição como também para a comunidade externa. O Inatel Cultural é responsável por realizar exposições, espetáculos teatrais, musicais, palestras e debates filosóficos e muitas outras ações pensadas para engrandecer a formação dos estudantes. O calendário de eventos é bastante ativo e movimenta o campus durante todo o ano letivo.

9 - Incentiva o esporte

inatel esporteCom uma estrutura poliesportiva de alto nível, o Inatel oferece aos alunos treinamentos nas modalidades Vôlei, Basquete, Handball e Futsal, além de aulas de Dança e Karatê. A instituição também possui uma academia, com profissionais que prestam atendimento personalizado aos alunos. O Instituto sedia competições universitárias e copas regionais, promovidas em parceria com a Atlética Inatel, organização estudantil formada por alunos destinada à prática esportiva.

10 - Fica em Santa Rita do Sapucaí

inatel santa ritaConhecida como o Vale da Eletrônica, a cidade tem se despontado no cenário nacional e internacional como um celeiro de novas tecnologias. O município comporta três instituições de ensino que deram suporte para a criação de mais de 150 empresas de base tecnológica, que transferem inovações para o mundo todo. Por sua vocação para a Tecnologia, Santa Rita é comparada ao Vale do Silício e também tem se destacado pelos movimentos ligados à criatividade e inovação.

Veja o que andam falando por aí:

Com 40 mil habitantes, 'Vale da Eletrônica' vira polo de start-ups

Entenda por que Santa Rita do Sapucaí é uma potência tecnológica em Minas

45 fatos que fazem de Santa Rita do Sapucaí um dos lugares mais legais do mundo

E aí, se convenceu? Então acesse www.inatel.br/vestibular.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800